Instalação de portaria remota nos condomínios

Instalação de portaria remota nos condomínios

Aqui nesta matéria conversamos com o gerente técnico de equipamentos para implementação de portaria remota da Minha Portaria e nos aprofundamos no assunto

Como o crescimento da portaria remota tem aumentado a busca por instalação de portaria remota nos condomínios

Antes de tudo, lembramos que já desenvolvemos um texto sobre o que é portaria remota e suas vantagens aos condomínios.

De fato, o setor imobiliário vem crescendo e trazendo bons resultados para a economia e principalmente para as empresas de Portaria Remota. Mesmo em recessão por 6 anos, no ano de 2019 o segmento foi um dos que obteve maior recuperação, sendo responsável por gerar 10% dos novos postos de trabalho com carteira assinada no Brasil.

De acordo com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), a construção civil foi responsável pela criação de cerca de 117 mil novas vagas de trabalho, com tal número correspondendo a 13% de todas as vagas geradas em 2019.

Por consequência, em paralelo a esse crescimento, o ramo de portaria remota também vem demonstrando alcançar bons números. Segundo Selma Migliori, presidente da ABESE (Associação Brasileira de Sistemas Eletrônicos de Segurança), as portarias virtuais têm um potencial de crescimento de 150% ao ano.

Certamente, a segurança é um dos principais motivos para esse crescimento. A instalação de portaria remota, além de agilizar a rotina de todos os condôminos, é uma ótima ferramenta de prevenção a invasões violentas e situações de vulnerabilidade na entrada dos edifícios. Com efeito de ser um equipamento seguro e preventivo, todos os vídeos e gravações permanecem registrados e gravados no sistema, podendo ser acessados quando solicitados, de maneira ética e responsável.

Como funciona a instalação de portaria remota?

Para entender melhor sobre a instalação de portaria remota da Minha Portaria conversamos com Gustavo de Moura Sanches, 34, gerente técnico dos equipamentos.

Instalação de Portaria Remota: Central de Monitoramento
Na imagem, central de monitoramento de portaria remota da MinhaPortaria.Com e seus operadores

Gustavo conta que assim que um potencial cliente demonstra interesse, é realizado uma visita comercial para levantamento de toda a solução tecnológica necessária para o funcionamento da portaria remota. Em seguida, uma proposta é encaminhada contendo os valores.

“Com o cliente assinando o contrato, é feito uma reunião de alinhamento e expectativa onde participam síndicos, consultores comerciais e o coordenador da implantação da portaria remota. Assim, é alinhado pontos e explicado cada equipamento de portaria remota que vem sendo implantado”

Gustavo - Gerente Técnico da MinhaPortaria.com

Ainda, segundo o gerente técnico da Minha Portaria, durante o processo de instalação de portaria remota há uma etapa fundamental chamada MOPA. Gustavo conta: “A MOPA significa Mapeamento Operacional de Pontos de Atenção. Ou seja, é esta a etapa que compreendemos as particularidades dos edifícios e detectamos os pontos de risco do condomínio para trabalharmos a segurança”.

Quais os equipamentos necessários para a instalação de Portaria Remota?

Quais itens necessários para instalação de portaria remota

Instalação de Portaria Remota: Comunicação Digital

A comunicação digital nos condomínios com portaria remota são essenciais pois é a principal ponte de comunicação entre os visitantes, central de portaria remota e os moradores.

Quando um visitante chega em seu condomínio, ele aperta o botão de interfonia e o atendente da central da portaria remota atende e faz o procedimento necessário para validar ou não a entrada do visitante, e também faz o contato com o morador caso necessário. Logo, o importante aqui é verificar se a empresa contratada de portaria remota possui uma comunicação digital eficiente e estável.

A importância dos controles de acesso nas instalações de portaria remota.

O controle de acesso são os equipamentos que irão validar a entrada dos moradores no condomínio. Existem diversos equipamentos que fazem este tipo de validação, inclusive já escrevemos alguns posts sobre alguns deles: Leitor Facial para Portaria Remota , Chave Virtual para Portaria Remota.

Aqui a preocupação aumenta com relação a qualidade dos equipamentos e a forma como eles estão integrados na central de portaria remota. A MinhaPortaria.com trabalha com os equipamentos top de linha, e que possuem alta durabilidade. Temos parcerias com as maiores empresas de tecnologia para o setor, uma delas a gigante Intelbras.

E se acabar a energia? Baterias e NoBreaks como Backup de energia

Uma das dúvidas mais comuns quando se pesquisa e fala sobre portaria remota: E se acabar a luz, a portaria remota vai funcionar como?

Essa é fácil de responder, mas exige que você se certifique-se quando for assinar um contrato para a instalação da portaria remota.

São implantados nobreaks (sistema de energia auxiliar) que suportam no mínimo 4 horas, cobrindo a maioria das falhas da companhia fornecedora de energia. De qualquer forma, se a falta de energia for superior a isso, nós da MinhaPortaria.Com | FocusMind encaminhamos um apoio operacional ao condomínio, enviando um profissional treinado, para dar suporte e prosseguimento ao controle de acesso manualmente.

As informações geradas na portaria remota precisam ser registradas para consultar posteriores.

A empresa de portaria remota precisa oferecer ao seu cliente todas as informações necessárias para analisar qualquer ocorrência, a qualquer data e hora. Essas informações precisam estar armazenadas em um local seguro e suas informações também precisam ser mantidas em sigilo.

Por tanto é importante você saber que toda a sua rotina, dados e outros estarão em pose da empresa que você contratar. Lembre-se que os dados sobre você são extremamente sensíveis e nas mãos erradas eles podem ser mal usados. Pesquisa sobre a empresa e verifique sempre o quão séria ela é, procure depoimentos, pesquisa no Google.

Suporte técnico 24 horas

Apoio operacional e profissionais treinados, para dar suporte ao condomínio em caso de qualquer problema ou falha no equipamento.

Esse é outro ponto muito importante a a responsabilidade pelo pleno funcionamento de toda tecnologia aplicada, deve estar incluso na prestação de serviço da empresa contratada de portaria remota. 

Qual o nível de segurança que a instalação de portaria remota trás para o condomínio?

Sem dúvida, esse é o principal benefício colhido com a implantação da Portaria Remota / Portaria Virtual. Nos condomínios, o impacto é percebido já nos primeiros dias de operação, vale ressaltar que segurança e comodidade não andam juntas, dessa forma os moradores e funcionários do prédio passam a conviver com um procedimento de segurança que não tem o famoso “jeitinho brasileiro”, isso porque com a implantação da Portaria Remota / Portaria Virtual 90% dos procedimentos de segurança passam a ser eletrônicos e automatizados, o que exige que os procedimentos sejam de fato seguidos, nem mesmo os operadores/agentes de segurança que estão na central de monitoramento podem/conseguem burlar os procedimentos. Isso gera um ganho incalculável nas medidas de segurança do condomínio.

Os pilares da MinhaPortaria.Com

Para a instalação de portaria remota nos condomínios, a Minha Portaria realiza os serviços com base em 5 pilares tecnológicos: CFTV (sistema de câmeras), central de alarmes, interfonia, controle de portões e alarme perimetral. Esses pontos permitem monitorar remotamente o que acontece nas instalações do condomínio em tempo real e comandar os dispositivos que forem necessários.

Alguns estudos são realizados nos condomínios buscando reaproveitar os equipamentos dos 5 pilares que já sejam compatíveis com o sistema de portaria remota. Gustavo Sanches diz que, em resumo, em 70% dos casos são reaproveitados o sistema de interfonia, de intrusão e CFTV. E, em 30%, é reaproveitado motores dos portões. Além disso, o profissional reforça que seja como for, para casos de equipamentos que não são compatíveis, será apresentado uma proposta de substituição tão eficaz quanto.

A equipe de instalação de portaria remota está à sua disposição

Em relação ao tempo de instalação de portaria remota, dependendo do projeto, Gustavo sugere que pode levar até 20 dias úteis. Nesse meio tempo, uma outra etapa essencial para o êxito da instalação da portaria remota é executada: a operação assistida. 

“A operação assistida envolve o departamento responsável pelos cadastros na portaria remota e pelo treinamento a moradores e funcionários. A equipe de operação assistida da Minha Portaria permanece no local por 3 dias, dando apoio e suporte aos novos usuários da tecnologia, orientando sobre o funcionamento dos portões de pedestres e veículos, como abrir uma ocorrência via interfone e como manusear o aplicativo da portaria remota para celular”, revela Gustavo Sanches.

Falando em aplicativo para celular, desenvolvemos um texto comentando as principais características do app de portaria remota da Minha Portaria, apresentando sua mais nova funcionalidade: a chave virtual. Clique aqui para ler mais.

Dúvidas frequentes sobre a instalação de portaria remota em condomínios

Em conclusão, finalizamos o texto algumas dúvidas frequentes em relação à instalação de portaria remota nos condomínios:

Ademais, Gustavo afirma que em casos extremos, se a falta de energia perdurar, funcionários serão encaminhados ao edifício para substituir e regularizar as baterias da portaria remota.  

Ainda ficou com algumas dúvidas sobre como funciona a implementação de portaria remota em condomínios?

Separamos um vídeo produzido pela Intelbras com o Benaia Nascimento (analista de controle de acesso), que fala sobre como implementar a portaria virtual utilizando as melhores soluções do mercado.

Caso queira, a Intelbras também disponibilizou um curso para que você possa tirar uma certificação sobre o tema, confira aqui.

O que você achou do texto? Sente-se seguro em relação os serviços da portaria remota? Para outros conteúdos, continue navegando no blog e confira o canal da Minha Portaria no youtube, com depoimentos e aprofundamentos em diversos temas. Clique e seja redirecionado.

Ao lado, você pode conferir um vídeo publicado no canal do youtube da Minha Portaria com explicações do diretor de operações da empresa sobre o que é portaria remota.

Gostou desse artigo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário