Relação síndico x condomínio: pontos relevantes e o fortalecimento com a portaria remota

Relação síndico x condomínio: pontos relevantes e o fortalecimento com a portaria remota

A relação de um síndico com o seu condomínio é uma relação duradoura e que exige organização, respeito e dedicação. Neste texto, discorremos sobre os principais aspectos dessa interação e apresentamos como a portaria remota pode ser uma fortalecedora de laços para a administração

Bom, como vocês sabem, 12 de junho é dia dos namorados. Em celebração as boas relações, por que não conversarmos sobre o amor entre síndicos e seus edifícios? Além disso, nesta matéria iremos abordar alguns pontos interessantes para você, gestor de condomínio, fortalecer os laços com a profissão, agregando no bem-estar dos moradores, da segurança e da boa administração. Você não pode perder!

É de senso comum que, em uma relação, a necessidade de se haver limites e esclarecimentos do que pode e o que não pode fazer é muito válida. O respeito começa a partir daí. Em um condomínio não poderia ser diferente. Portanto, antes de tudo, vamos discorrer sobre alguns aspectos que é muito interessante o síndico executar.

Relação síndico, condomínio e portaria remota

Aspectos gerais

Nessa relação, certamente, organização é um dos principais pontos. Seja para pensar em estratégias que tragam melhorias ao fluxo de caixa, pensar no fundo de reserva ou desenvolver a previsão orçamentária.

Se você não sabe o que é previsão orçamentária, explicamos:

Tendo que ser apresentada pelo síndico e conselho fiscal à assembleia geral ao menos uma vez por ano, basicamente, a previsão orçamentária é uma relação de gastos do condomínio. Ou seja, mesmo na interação entre síndicos e condomínios, é preciso prestar contas e dar algumas satisfações.

Planejamentos

Com a finalidade de se desenvolver benfeitorias bacanas, na união entre um síndico e seu condomínio, os planejamentos são muito importantes.

Assim como em qualquer relacionamento, o planejamento representa prosperidade ao futuro. Nesse sentido, se em relacionamentos entre pessoas não é possível prever uma despesa extra, um carro quebrado ou a perda de um emprego, entre síndicos e condomínios pode surgir gastos com problemas de encanamentos, vazamentos, entupimento da rede de esgoto, consertos de bombas, de portões e muito mais.

Logo, estabelecer um fundo de reserva é muito importante. Em suma, o fundo de reserva é um armazenamento de dinheiro que permite com que o administrador de condomínio realize investimentos futuros. A principal função deste estoque de dinheiro é auxiliar nas obras, manutenções e pagamentos de despesas emergenciais.

Dessa maneira, a cobrança e a utilização dos valores devem ser realizados de acordo com o que consta na legislação do edifício, que você pode conferir com mais detalhes acessando esta publicação da Minha Portaria.

Segurança com portaria remota

Sabe aquele ditado, “quem ama cuida”? Pois é, ele também é muito válido para a relação entre síndicos e condomínios e, com a portaria remota, é possível aumentar ainda mais essa proteção.

Primordialmente, se você não sabe o que é portaria remota, vamos te inteirar no assunto:

Portaria remota se refere a uma liberação de portões ágil, sem o porteiro tradicional. Com essa tecnologia, os porteiros ficam alocados numa central de monitoramento realizando a vigilância e liberando os portões a todos os pedestres que recebem permissão do exterior para o interior do condomínio.

Essa tecnologia tem inúmeras vantagens, como atendimento 24h para assuntos que envolvem manutenção de portões e tecnologias, aumento de segurança, terceirização de serviço, redução de custos e muito mais.

O crescimento da portaria remota

De fato, a segurança eletrônica vem se desenvolvendo mais e mais em território nacional e síndicos que optam pela utilização dessa tecnologia certamente podem ser considerados síndicos antenados, que acompanham as novas tecnologias disponíveis no mercado. Ao lado, observamos os depoimentos da síndica Valéria Vedolim, que realizou a implementação da portaria remota em seu condomínio.

Discutindo relação: Implementação de portaria remota

Por conseguinte, comparamos aqueles momentos de discussões de relacionamentos (DRs) com as famosas assembleias. Por analogia, é completamente cabível compararmos as duas questões, visto que, é durante essas reuniões de condomínios onde muitos aspectos são contornados a fim de resultados que trazem harmonias.

Dessa maneira, é muito significativo salientarmos que essas reuniões de condomínios são ideais para a discussão do assunto que acabamos de comentar: a instalação de portaria remota.

Nessas reuniões, em primeiro lugar, é muito relevante a apresentação de números e dados. Por exemplo, você sabia que o número de empreendimentos que aderem a portaria remota vem crescendo mais e mais? Pesquisas apontam um aumento de 30% da tecnologia de portaria remota em condomínios para 2020.

Marcus Vinícius Dalarmelino, 55, síndico do condomínio Urupema, em São Paulo, paquerou a tecnologia por um tempo até, de fato, realizar a implementação.

Só para exemplificar, segundo o síndico, ele primeiro iniciou pesquisas sobre o tema de portaria remota e quando se familiarizou um pouco mais com o assunto, resolveu chamar uma assembleia para colher opiniões dos moradores. O condomínio de Marcus é de relativamente pequeno porte, com 24 unidades. Sendo assim, com muitos moradores interessados na tecnologia, ele resolveu convidar empresas de portaria remota para visitarem seu edifício e apresentarem propostas.

Realizando votações de eliminações, ao todo foram 9 empresas comunicadas e convidadas, sobrando apenas uma: a Minha Portaria.

Se você quer saber mais sobre a história de Marcus Vinícius, acesse esta matéria.

MinhaPortaria.Com: empresa especializada em portaria remota

A Minha Portaria é uma empresa de portaria remota de credibilidade, que surgiu como um braço autônomo de negócio da FocusMind, no mercado desde 2006. Com mais de 58 parceiros em diversos campos, a empresa está presente em mais de 13 estados brasileiros e possui mais de 200 colaboradores no processo como um todo.

Sem dúvida, a portaria remota entra em cena para fortalecer relações entre síndicos e condomínios, trazendo benefícios a todos os condôminos. Incentivamos o aprofundamento no tema e sugerimos que visitem o nosso canal no youtube com programas diários que envolvem o tema. Um bom dia dos namorados a todos e até a próxima publicação.

Gostou desse artigo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário