Quais são os tipos e os benefícios dos portões eletrônicos?

Neste artigo, você descobrirá quais são os tipos de portões eletrônicos, quais seus benefícios e como escolher o melhor para o seu condomínio. Confira!

portão eletrônico

Você já se deparou com uma situação em que o portão do seu condomínio travou, parou de funcionar ou ficou esquecido aberto por longos períodos, deixando o prédio e os moradores vulneráveis?

Esses casos poderiam ser evitados se fosse escolhido um modelo melhor ou diferente de portão eletrônico para o seu condomínio.

Caso você não saiba, existem diferentes tipos de portões, com diferentes funções e para diferentes situações.

Por isso, para facilitar a sua escolha, nós compilamos um verdadeiro guia sobre portões eletrônicos, e você pode conferir todas as informações abaixo.

Tipos de portões eletrônicos

Basicamente, existem 4 tipos de portões:

  • Portões basculantes;
  • Portões de correr;
  • Portões pivotantes;
  • Portões de abrir.

Com relação à forma de construção e estilo, esses portões podem ser abertos (vazados) ou fechados (chapa inteira).

A seguir, falaremos sobre cada um dos tipos de portões eletrônicos mencionados acima.

Portão basculante

O portão bascular ou basculante é aquele que se abre na vertical, ou seja, “para cima”, de modo que precisam ter um espaço maior nessa direção.

Esse tipo de portão eletrônico é ideal para espaços limitados, especialmente nas laterais.

Esse tipo de portão costuma ser o de maior valor no mercado.

Portão de correr ou deslizante

Esse portão é considerado o mais comum e tradicional.

Pode ser utilizado em garagens com pouco ou com amplo espaço. São ideais para locais com espaços horizontais ou, então, com espaço vertical limitado.

Esse tipo de portão eletrônico é caracterizado pela existência de trilhos no chão, ou trilhos aéreos.

Portão pivotante

Esse tipo de portão é similar a uma porteira.

Ele possui uma divisória ao meio e suas duas partes abrem-se para dentro ou para fora, cada uma para o seu lado respectivo (direita ou esquerda).

Comumente, o portão pivotante é instalado para abrir para dentro de casa.

Não é ideal para locais e garagens com pouco espaço, pois precisa de amplitude para poder abrir e fechar cada uma de suas laterais.

Esse tipo de portão eletrônico costuma ser escolhido por conta de seu aspecto visual e só funciona para espaços grandes, sendo que cada bandeira do portão possui motor próprio.

Portão de abrir

O portão de abrir é utilizado na entrada de residências e suas dimensões são reduzidas para a entrada de pessoas, e não de veículos.

São bastante comuns e sua instalação é chumbada diretamente na parede.

São ideais para locais em que a entrada e saída seja de pessoas e não de carros. Servem tanto para residências quanto para estabelecimentos.

Portão aberto

Normalmente, esse tipo de portão eletrônico é fabricado com grades, também chamado de “portão vazado”.

portão vazado

Suas chapas podem ser de madeira ou metal, mas, por ser feito com grandes, permitem visualizar o interior do local protegido.

Portão fechado

O portão fechado é produzido com material opado, “sem grades”, impedindo a visão do interior da residência ou estabelecimento.

Na maioria das vezes, também impede a passagem de luz.

portão fechado

Sua fabricação pode ser em ferro, alumínio, lata e madeira, por exemplo.

Para os casos em que o portão fechado é escolhido, costuma-se escolher o material com base em diferentes fatores, desde valor, tempo para fabricação, resistência, estética, peso, etc.

Benefícios dos portões eletrônicos

Agora que você já conhece os tipos de portões eletrônicos que existem, está na hora de descobrir os benefícios que eles podem trazer para o seu condomínio ou para sua residência.

Vamos lá?

Aumentam a segurança

Os portões eletrônicos possuem automatizadores que tornam o movimento de abrir e fechar do portão mais fácil e rápido.

Através do uso de controles remotos ou de outros controles de acesso, os portões automatizados são acionados com agilidade e garantem sua segurança na hora de entrar e sair do prédio.

Além disso, ao optar por materiais robustos e de boa qualidade, os portões eletrônicos possuem alta durabilidade e resistem à diferentes circunstâncias.

Tornam a fachada mais atraente

Um dos fatores que preocupam bastante os condomínios de alto padrão e as residências de luxo e de áreas nobres é a estética e a beleza.

Por isso, escolher um portão eletrônico com materiais resistentes e com padrão de estilo que combine com o empreendimento faz toda a diferença na estética do local.

Além disso, o simples fato de possuir um acesso automatizado já significa um grande ganho para tornar a fachada do prédio mais atraente.

Maior facilidade de acesso

Portões eletrônicos, como o próprio nome implica, são automatizados.

Podem ser acionados por controles remotos ou por outros controles de acesso.

Desta forma, o morador não precisa mais sair do veículo para abrir o portão, trazendo muito mais praticidade e conforto no seu acesso à residência.

Destacamos, também, que o portão eletrônico reduz esforços, por conta dos pequenos motores que automatizam suas funções, o que demonstra a facilidade na entrada e saída do prédio.

Maior durabilidade

Os portões eletrônicos podem ser feitos de diferentes materiais.

Normalmente, são reforçados para serem expostos a chuvas e variações climáticas, sem que isso danifique sua estrutura.

Por conta disso, suportam diferentes intempéries e possuem alta durabilidade, o que, a longo prazo, demonstra um ótimo custo-benefício para quem comprá-lo.

Qual o melhor portão eletrônico para o meu caso?

Na hora de escolher o modelo de portão para a sua residência ou condomínio, existem alguns questionamentos que você deve fazer, envolvendo os seguintes fatores:

  • Praticidade: você deseja um portão que abra com maior rapidez ou não preza tanto para isso? Portões feitos com materiais mais pesados podem demorar um pouco mais para abrir;
  • Estética: você quer que o seu portão combine com os demais aspectos estéticos do condomínio ou residência?
  • Materiais de fabricação: você tem preferência por algum material de fabricação? Quer algo mais resistente, para garantir sua segurança? Mais durável?
  • Peso: você prefere um portão mais pesado ou mais leve? Isso pode influenciar na velocidade de abertura do portão e demandar de motores mais ou menos potentes;
  • Privacidade: você quer um portão aberto (“com grades”) ou fechado?
  • Finalidade: o portão é para acesso de veículos ou de pedestres?
  • Abertura: qual o tipo de abertura você deseja? O espaço no local deve ser levado em consideração, pois pode limitar a sua opção de escolha.

Por isso, ao escolher uma empresa de serralheria, que fabrique ou comercialize portões eletrônicos, leve em consideração cada um dos itens acima.

Fazendo essa triagem, você terá melhores opções de portões e possivelmente fará uma escolha mais assertiva.

No vídeo ao lado, Walter Uvo, CEO da MinhaPortaria.Com, traz uma série de informações importantes sobre a automatização de portões. Confira!

Se você ficou com alguma dúvida sobre portões eletrônicos, entre em contato conosco através do ícone do Whatsapp! Nós temos um departamento especializado para atendê-lo.

Gostou desse artigo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário