Perguntas frequentes de portaria remota ou virtual.

Como funciona uma Portaria Remota / Portaria Virtual?

Em geral, da mesma forma que uma portaria com porteiro físico, a principal diferença e o que garante o ganho em segurança, é que o porteiro físico, que ficava dentro da guarita do condomínio, atuará remotamente, este estará alocado na Central de Monitoramento / Portaria Remota / Portaria Virtual da MinhaPortaria.Com | FocusMind que fica em um ambiente seguro, protegido e BLINDADO, eliminando a possibilidade de rendição ou coação do porteiro.

O que a empresa de Portaria Remota / Portaria Virtual faz?

A Portaria Remota / Portaria Virtual aumenta a segurança do condomínio e ainda proporciona redução de até 50% custo do condomínio. Nós da MinhaPortaria.Com | FocusMind assumimos 100% da atuação operacional do dia a dia, através do atendimento geral dos moradores, visitantes e prestadores de serviço, além de atuarmos como apoio de todas as necessidades e solicitações dos moradores.

O que a empresa parceira da Portaria Remota / Portaria Virtual faz?

Em geral, assume a parte técnica e comercial junto ao condomínio, sempre, com suporte e orientação da equipe da MinhaPortaria.Com | FocusMind.

Quais as principais preocupações dos condomínios quando buscam uma Portaria Remota / Portaria Virtual ?

Aumento de segurança e redução de custo. Diante disso e uma vez convencidos que essa é a solução, surge a preocupação de como escolher a melhor empresa para atuar, essa preocupação é sanada visitando e conhecendo a central e os clientes da empresa. Nós da MinhaPortaria.Com | FocusMind sempre levamos os interessados a implementar a Portaria Remota / Portaria Virtual, em clientes que já estão em operação para entenderem como funciona.

Como é o controle de acesso dos moradores?

Os moradores passarão a entrar através da biometria ou uma TAG (chaveiro) de acesso e para entrada de veículos será usado um controle, todos com sistema de pânico para informar à central uma possível ocorrência. Nós, da MinhaPortaria.Com | FocusMind, orientamos que o controle de acesso de moradores nunca seja feito por meio de senha numérica, pois esse tipo de recurso é facilmente copiado ou gravado por qualquer pessoa, criando assim uma vulnerabilidade muito grande à operação. Caso o morador esteja sem a TAG de acesso, poderá interfonar, normalmente, para o porteiro; este fará o atendimento direto de nossa Central de Atendimento.

Como funciona a central de atendimento?

Toda ligação feita, através do interfone ou originada de qualquer área comum do prédio, obrigatoriamente, passa pela triagem do operador/ agente de segurança alocado em nossa central BLINDADA, e todo esse atendimento é acompanhado pelas imagens e registros do condomínio. A Central de Portaria Remota / Portaria Virtual da MinhaPortaria.Com | FocusMind funciona 24 horas, 7 dias por semana e 365 dias por ano.

Quais são as soluções de controle de acesso disponíveis para serem aplicadas no conceito de Portaria Remota / Portaria Virtual ?

Nós da MinhaPortaria.Com | FocusMind aplicamos na entrada de pedestre, tag, biometria e QRCODE, já para os veículos usamos um controle anti-clonagem. Orientamos os moradores que jamais permitam que o controle de acesso seja feito por senha numérica, pois esse tipo de recurso é facilmente copiado ou gravado por qualquer pessoa, criando assim uma vulnerabilidade muito grande à operação.

QRCode é uma opção segura de controle de acesso?

Sem dúvida, essa é uma tecnologia segura e estável que permite MILHÕES de combinações diferentes e vem com o propósito de agilizar o acesso de visitantes possibilitando a mesma segurança que o morador tem na entrada do condomínio. Nós da MinhaPortaria.Com | FocusMind já estamos aplicando essa tecnologia em vários clientes e o resultado tem sido extremamente satisfatório.

Quais são os benefícios da Portaria Remota / Portaria Virtual para o condomínio e para os morador?

O principal benefício é o aumento de segurança. Nós da MinhaPortaria.Com | FocusMind levamos isso muito a sério, com a aplicação da Portaria Remota / Portaria Virtual elevamos o nível e os critérios de segurança aplicados, isso porque a atuação humana em nosso processos é feito pela nossa Central de Monitoramento 100% BLINDADA e devidamente certificada pela ABESE – Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, além do que 90% dos procedimentos de segurança aplicados ao condomínio passam a ser validados eletronicamente, o que elimina a possibilidade de falha humana.

Outro benefício importante é a redução de custo, que consideramos como um efeito colateral, porque o objetivo principal é o aumento de segurança para não vulnerabilizar o condomínio. A redução de custo pode variar de acordo com cada perfil de condomínio, já tivemos casos na MinhaPortaria.Com | FocusMind de condomínios que tiveram 60% de redução no boleto de cada morador, porém em média é registrado 40% de redução para os moradores.

E os pontos negativos?

Os moradores não têm mais a figura do Porteiro para pedirem favores isso é um dos pontos que mais demanda adaptação e nós, da MinhaPortaria.Com/FocusMind, temos uma área de Qualidade que acompanha e analisa o nível de satisfação de cada morador, atuando de forma a minimizar esse impacto.

A Portaria Remota / Portaria Virtual é ideal para que tipo de condomínio e em quais situações?

Em geral, é indicado para Condomínios Residenciais com até 100 unidades. Na verdade, a tecnologia aplicada pela MinhaPortaria.Com | FocusMind pode ser implantado em qualquer tipo / perfil de condomínio, residencial, comercial, polos industriais e centros logísticos, inclusive temos projetos em condomínios com 500 unidades habitacionais.

O que muda é a visão a ser aplicada; o produto Portaria Remota / Portaria Virtual entrega como principal benefício ao condomínio o aumento dos critérios de segurança aplicados no dia a dia, e como efeito colateral a redução de custo, por isso que em condomínios com menor número de unidades habitacionais a redução de custo é maior, mais impactante, porém o ganho em segurança em todos os casos é extremamente representativo..

É possível economizar quantos % ao substituir uma portaria física por uma Portaria Remota / Portaria Virtual?

Com a implantação do padrão criado pela MinhaPortaria.Com | FocusMind reduzimos em média 60% nos custos de mão de obra do condomínio, o que reflete para o morador uma média de 40% de economia direta no seu boleto mensal.

Qual o impacto da Portaria Remota / Portaria Virtual nos recursos humanos do condomínio?

O impacto é grande, em média os condomínios residenciais possuem 6 funcionários: 1 Zelador, 1 Faxineiro e 4 Porteiros para atuar 24 horas; a Portaria Remota / Portaria Virtual elimina os 4 porteiros reduzindo assim o efetivo em 70% dentro de um condomínio. A vantagem disso no processo de segurança é REPRESENTATIVA! Os funcionários do prédio reúnem um volume consistente de informações particulares dos moradores, e com um alto número de funcionários, fica difícil controlar o sigilo das respectivas informações. Na Portaria Remota / Portaria Virtual da MinhaPortaria.Com | FocusMind, temos sistemas e processos bem definidos que controlam o sigilo das informações passadas pelos moradores, por isso o processo de controle de acesso nos condomínios fica muito mais seguro com a Portaria Remota / Portaria Virtual.

E na segurança?

Sem dúvida, esse é o principal benefício colhido com a implantação da Portaria Remota / Portaria Virtual da MinhaPortaria.com | FocusMind. Nos condomínios, o impacto é percebido já nos primeiros dias de operação, vale ressaltar que segurança e comodidade não andam juntas, dessa forma os moradores e funcionários do prédio passam a conviver com um procedimento de segurança que não tem o famoso “jeitinho brasileiro”, isso porque com a implantação da Portaria Remota / Portaria Virtual 90% dos procedimentos de segurança passam a ser eletrônicos e automatizados, o que exige que os procedimentos sejam de fato seguidos, nem mesmo os operadores/agentes de segurança que estão na central de monitoramento podem/conseguem burlar os procedimentos. Isso gera um ganho incalculável nas medidas de segurança do condomínio.

Como é a aceitação dos moradores após a mudança de sistema?

Os 3 primeiros meses são mais difíceis para que todos se adaptem ao sistema, por isso acompanhamos de perto essa fase, mas depois disso a aprovação é superior a 95% dos moradores. Para nós da MinhaPortaria.Com | FocusMind este é um compromisso muito sério. A adaptação é o principal fator de sucesso de um projeto de Portaria Remota / Portaria Virtual, e ressalto que isso não está relacionado único e exclusivamente com tecnologia e procedimento, mas sim com o cuidado para que a percepção do usuário seja correta diante de um sistema tão complexo como esse. Para garantir que tudo ocorra como previsto, duas áreas, OPERAÇÃO ASSISTIDA e GERENCIAMENTO DA QUALIDADE, atuarão dando todo o apoio necessário aos usuários.

Moradores idosos conseguem utilizar o sistema? Quais são as maiores dificuldades?

Sem dúvida. A principal dificuldade de moradores idosos é o acesso do condomínio através da biometria, isso é resolvido com a utilização dos TAGs, do QRCODE e no futuro estaremos implantando a BIOMETRIA FACIAL que irá minimizar consideravelmente esses problemas. Caso haja a necessidade de outras adaptações, elas serão aplicadas e controladas pelo departamento de QUALIDADE da MinhaPortaria.Com | FocusMind.

Quantos condomínios uma central consegue atender?

A central não tem limite de atendimento. Hoje a operação da MinhaPortaria.Com | FocusMind está dimensionada para atender 500 condomínios e o processo de escalabilidade é muito bem definido para atender 10.000 condomínios.

Quantos funcionários são necessários para atender a um condomínio ou um conjunto de condomínios?

Logo no início de nossa atuação, usávamos 4 condomínios por operador, evoluímos para 6 e hoje estamos com uma média de 8 condomínios por operador, mas tudo isso é feito com muita responsabilidade e análise do padrão de operação de cada condomínio. A tecnologia evolui muito e a cada dia nós da MinhaPortaria.Com | FocusMind melhoramos ainda mais os nossos processos e procedimentos, essa convergência (tecnologia, processos e procedimentos) permite que, cada vez mais, eliminemos a atuação do ser humano no processo de atendimento aos condomínios, isso entrega mais segurança aos moradores porque elimina o fator humano no processo de validação. Um exemplo é, se colocarmos em uma mesma célula de atendimento 2 condomínios que possuem muita demanda, não conseguiremos atender eficientemente, por isso precisamos distribuir os condomínios por demanda de trabalho e fazemos isso com muita tecnologia aplicada no processo.

Gostou desse artigo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário