O que é Portaria Remota?

A tecnologia de portaria remota veio para ficar e para modificar a liberação de entradas e saídas dos condomínios com soluções cada vez mais tecnológicas e seguras. Confira aqui as principais questões sobre o tema

Ouça a matéria clicando no player acima.

Portaria Remota: Como anda o mercado?

Ao passo que as pessoas recorrem cada vez mais à tecnologia para facilitar vidas, nota-se a ascensão de um segmento que se manteve sem grandes inovações durante um tempo: o setor condominial. Logo, conclui-se que a portaria remota veio para mudar a interação entre residentes e visitantes com o porteiro. Confira aqui os principais pontos do assunto.

Basicamente, o Brasil possui cerca de 300 mil condomínios e apenas 2 mil destes são atendidos com a portaria remota/ virtual. Esses números são baseados em pesquisas divulgadas pela Associação Brasileira de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE). De acordo com a presidente da associação, Selma Migliori, estatísticas sugerem um crescimento anual de 150% de portarias virtuais nos edifícios devido as vantagens de segurança, privacidade e automação que a tecnologia proporciona.

Se você possui curiosidade no assunto e está se perguntando o que é e como funciona a implementação de portaria remota, este é o texto correto para você. A seguir, nós, da Minha Portaria, iremos oferecer um manual informativo a respeito de suas principais características, benefícios e como a contratação do serviço implica na rotina dos condôminos.

O que é portaria remota
A portaria remota tem sido cada vez mais pesquisada como solução par aumento de segurança e diminuição de custos.

Introdução a portaria remota

Antes de tudo, a portaria remota é conhecida por diversos nomes: portaria virtualinteligenteautônomaacesso digital e muitos outros. Em resumo, tais serviços consistem em uma liberação de entradas e saídas sem porteiro. Isso mesmo, o modelo funciona por um sistema de câmeras, portas automáticas e dispositivos de controle de acesso conectadas à uma rede digital que transmite informações à uma central de monitoramento 24 horas que, por sua vez, observa todo o fluxo e dinamismo do edifício.

Instalação de Portaria Remota: Central de Monitoramento
Na imagem, central de monitoramento de portaria remota da MinhaPortaria.Com e seus operadores

Como funciona a portaria remota?

Para efetuar o acesso, os moradores utilizam dispositivos de leitura digital como biometria, teclados, cartões magnéticos, chaves virtuais, leitor facial ou chaveiros de proximidade que leem a identificação do morador e liberam a entrada.

Contudo, para os visitantes, a abertura dos portões é feita de forma tradicional, como se houvesse um porteiro local. Assim sendo, o visitante chega, pressiona o interfone e é transferido para um operador especializado que, por sua vez, estará observando tudo de dentro da central de monitoramento. Em seguida, tal profissional realiza a ponte de comunicação com o morador indicado, averigua se a entrada é autorizada e, então, libera o acesso

Com a portaria remota rastreamos todo acesso de pedestres para o interior do edifício.

Walter Uvo - Diretor de Operaçõa MinhaPortaria.com

Além disso, de acordo com o diretor de operações da Minha Portaria, Walter Uvo, 40, todos os vídeos e ligações permanecem registrados e gravados. “Essa é uma das maiores vantagens que a portaria remota tem a oferecer: a segurança. Sem dúvida, é possível rastrear todo acesso validado de pedestres para o interior do edifício. Áudios e imagens ficam em nosso sistema e podem ser acessados de maneira ética e responsável, pensando no bem-estar dos condôminos”, revela o diretor.

Quando questionado sobre o funcionamento do acesso remoto em casos de queda de energia, Walter responde: “Certamente, em casos de blecautes, o sistema de contingência elétrica é ativado. Só para ilustrar, esse sistema é composto por combinações de nobreaks e baterias que mantêm a distribuição de energia elétrica durante horas. No entanto, em casos extremos, se a falta de energia perdurar, funcionários serão encaminhados para regularizar a situação e fazer a substituição das baterias”.

Vantagens da Portaria Remota

As vantagens da portaria virtual são muitas. Além de segurança, que já comentamos, ela é capaz de reduzir custos, aliviando fluxo de caixa. Acompanhe o caso de Mario Cosentino, 66, síndico do Seraphis Bey, próximo a Itu.

“...66% do dinheiro total do meu caixa estava sendo direcionado à mão de obra.”

Sindico condomínio com leitor facial
Mario Cosentino
Síndico de condomínio

Após assembleias e análises, Mario decidiu que o melhor para seu condomínio seria o serviço de leitura facial da Minha Portaria, mais um mecanismo de acesso remoto. A fim de compartilhar seu planejamento, o síndico afirma que seu caixa estava 0, com 66% do dinheiro total sendo direcionado à mão de obra. “Realizei um financiamento para pagar o equipamento em 12x sem juros e para pagar a rescisão dos funcionários. Consequentemente, daqui 12 meses vai sobrar 2/3 do meu capital total pois não precisarei pagar mais esses encargos, então, começarei de fato a colher os frutos do investimento”, afirma Cosentino..

Portaria Remota: Leitor Facial
Leitor de reconhecimento facial de portaria remota para projetos de portaria virtual da MinhaPortaria.Com

acesso remoto via biometria facial / reconhecimento facial é o que se tem de mais moderno e eficiente em relação a segurança e controle de circulação de pessoas em ambientes empresariais e residenciais. Para conhecer mais esse serviço, clique aqui.

Para conhecer o leitor facial aplicado nos projetos de portaria remota da Minha Portaria, acesse clicando aqui.

Mário Cosentino está correto. Por certo, a portaria virtual é, sim, uma solução moderna para a redução de custos, pois é de conhecimento comum que a manutenção e gestão de funcionários de portaria é um dos custos mais altos no orçamento condominial. Logo, a implementação da tecnologia se consolida como uma alternativa inovadora e segura, transferindo serviços aos operadores.

Como funciona o recebimento de encomendas para portaria remota

Essa é uma das dúvidas que muitos podem ter: “como funciona as entregas com a aplicação da portaria remota?”. Acima de tudo, em casos de encomendas e mercadorias, o entregador irá acionar a central de atendimento para informar o operador remoto sobre a entrega. Em seguida, o morador será contatado sobre o recebimento e orientado a se encaminhar até a portaria.

Em contrapartida, em situações que o morador não estiver em casa e, para casos de correspondências que precisam de assinaturas, o zelador ou auxiliar de manutenção passará a ser o responsável por apanhar tais entregas.

A MinhaPortaria.Com e a Portaria Remota

Primordialmente, os serviços de portaria remota da Minha Portaria são realizados com base em 5 pilares tecnológicos: CFTV, central de alarmes, interfonia, controle de portões e alarme perimetral. Esses pontos permitem monitorar remotamente o que acontece nas instalações do condomínio em tempo real e comandar os dispositivos que forem necessários.

Em suma, um estudo é realizado no condomínio buscando reaproveitar os equipamentos dos 5 pilares que sejam compatíveis com o sistema de portaria remota. Dessa maneira, para casos de equipamentos que não são compatíveis, é apresentado uma proposta de substituição tão eficaz quanto. Para mais informações, acesse minhaportaria.com.

O que você achou do texto? Sente-se seguro em relação os serviços da portaria virtual? Para outros conteúdos, continue navegando no blog e confira o canal da Minha Portaria no youtube, com depoimentos e aprofundamentos em diversos temas. Clique aqui para ser redirecionado. 

Gostou desse artigo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário