Dicas de segurança para o seu condomínio

Dicas de segurança para o seu condomínio

Você acha que está protegido? A conscientização é a maior medida de prevenção. Conheça aqui algumas estratégias para melhorar a segurança de seu edifício

A segurança, sem dúvida, é um dos aspectos mais decisivos no momento de escolha de uma nova moradia. Segundo dados divulgados pela Lei de Acesso à Informação (LAI), de janeiro a abril de 2018 1300 casos de invasões a edifícios foram registrados contra 832 no mesmo período do ano anterior. Sendo tal tema relevante a todos os envolvidos de um condomínio, é necessário que síndicos, moradores e empresas terceirizadas estejam entendidos nos procedimentos preventivos, assim garantindo o bem-estar de todos os frequentadores do prédio.

De acordo com a polícia, normalmente, os criminosos não estão atrás de um morador específico, mas sim, em busca de oportunidades para entrarem nos condomínios e realizarem tais crimes.

Medidas preventivas para o condomínio

Pensando nisso, as autoridades reforçam algumas estratégias e recomendações de segurança, como precisamente sempre ser exigido as credenciais de funcionários de correio, telefonia, tv e outros que alegam ter de fazer reparos em alguma unidade, além de claro, tal ação somente ser permitida após a confirmação com o devido morador.

Outro ponto ressaltado é referente a oficiais de justiça que alegam precisar entregar correspondências e a falsos policiais que chegam uniformizados ou mesmo em carros adesivados.

Caso você passe por alguma das situações acima, exija pelos documentos e pelo mandato de busca e apreensão. Embora seja intimidador, um policial não possui o direito de invadir propriedades sem tal protocolo.

Também pode acontecer de agentes de fiscalização da dengue e/ ou pestes chegarem devidamente caracterizados. Nessas situações, confirme diretamente com a prefeitura, e nunca para o número que consta em seus crachás.

As autoridades também direcionam alertas a casos de “conhecidos” que se aproveitam da entrada moradores, adentrando junto. Mais uma vez, é de total necessidade que o porteiro fique atento e barre estes acessos, solicitando os devidos documentos.

Automação de processos para segurança

Outra solução é a implementação da tecnologia de portaria remota, que você pode conhecer melhor aqui. A instalação desse tipo de serviço está em ascensão e pode ser bem eficaz nos assuntos relacionados a segurança, uma vez que 80% de todos os processos de validação de entrada e saída são checados eletronicamente, minimizando falhas que tornam o edifício vulnerável. Assim sendo, em relação a entregas em prédios, o ideal é dispor de um passador de encomendas. Certamente tal inclusão previne muitas formas de rendimento nos momentos de recebimentos.

União e atenção

É de total prioridade que funcionários, moradores e empregados possuam conhecimento das regras de segurança do empreendimento. O investimento nos funcionários, a conscientização e o bom uso de equipamentos como câmeras são fundamentais para que não haja invasões violentas. Dessa forma, pode ser estabelecido que a prevenção e a boa contribuição de todas as partes é o principal artifício de segurança.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre estratégias e casos de segurança, que tal se aprofundar nas novas tecnologias do mercado acerca da portaria remota? Este serviço vem ganhando popularidade e traz cada vez mais progressos na vida condominial, conforme você pode conferir nesta matéria.

E-book

Se você possui interesse no assunto de administração de condomínios e gostaria de se aprofundar no tema, estamos disponibilizando um livro digital. O e-book, “Os 7 Piores Erros: Gestão de Condomínios”, levanta os erros mais cometidos por síndicos de acordo com especialistas e te ajuda a evitá-los. Para fazer o download, clique aqui.

Gostou desse artigo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário