Qual a melhor franquia de portaria remota para abrir e investir?

Na matéria de hoje, nós falaremos sobre os pontos mais importantes na hora de escolher a melhor franquia de portaria remota para você

franquia de portaria remota

O mercado da segurança eletrônica, associado ao mercado condominial, passou por um grande crescimento no ano de 2020.

No ano passado, o segmento faturou R$ 7,17 bilhões no Brasil e a previsão, para este ano, era de alcançar um crescimento de 12%.

Mesmo com a pandemia do Covid-19, a segurança eletrônica não parou, e continuou sendo buscada, ainda com maior intensidade, pelos condomínios e residências.

Esses dados são importantes para você que está buscando uma nova oportunidade de negócio nesse ramo, principalmente através da melhor franquia de portaria remota.

Com uma franquia de portaria virtual, você tem dois cenários:

  • É possível expandir os serviços da sua própria empresa, passando a oferecer a portaria remota também (como franqueado);
  • Ou, então, você pode começar seu negócio “do zero”, com a melhor franquia de portaria remota.

Independente do caso, o que você precisa levar em conta na hora de tomar a sua decisão é que as franquias do setor de serviços, tais como a portaria remota, cresce pelo menos 8% ao ano, perdendo apenas para os setores de entretenimento e hotelaria.

Ingressar nesse mercado é sinônimo de sucesso. Agora, tudo o que você precisa é escolher a melhor franquia de portaria remota.

Confira nossas dicas abaixo para tomar a melhor decisão para o seu negócio!

Afinal, o que é uma franquia de portaria remota?

As franquias são modelos de negócios que são regidos pela Lei 13.966/2019.

De acordo com essa lei, a franquia é um sistema “pelo qual um franqueador autoriza por meio de contrato um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, sempre associados ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços e também ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem caracterizar relação de consumo ou vínculo empregatício em relação ao franqueado ou a seus empregados, ainda que durante o período de treinamento”.

De uma forma sucinta, a franquia recebe autorização de uma empresa para operar como se ela fosse, comercializando seus produtos ou serviços.

Esse conceito é importante na hora de escolher a melhor franquia de portaria remota.

Como a tecnologia da portaria virtual é complexa, pois envolve equipamentos de segurança eletrônica e uma central de monitoramento com profissionais treinados e capacitados, você também deve levar em conta outros fatores:

  • Marca
  • Serviços ou produtos patenteados
  • Infraestrutura
  • Know-how

Tudo isso é importante para você optar pela melhor franquia de portaria remota e oferecer serviços de qualidade para a sua região.

Outro ponto que merece destaque é a relação entre a franqueadora e a franquia de portaria remota, a qual é baseada na interdependência.

Isso quer dizer que as franquias são gerenciadas pelos franqueados de portaria virtual, mas existem uma série de requisitos que devem ser atendidos na prestação do serviço, de modo que parte de sua autonomia é limitada.

como funcionam as franquias

A partir desse conceito, nós podemos traçar o perfil de quem pode se juntar à melhor franquia de portaria remota.

Quem pode ser franqueado de portaria remota?

O perfil ideal de quem está em busca da melhor franquia de portaria remota é aquela pessoa física ou empresa que já trabalha com algum segmento que tenha contato com o mercado condominial ou residencial.

Um exemplo disso é uma pessoa que trabalha com jardinagem para condomínios e já conheça vários síndicos e moradores. Ou, ainda, uma empresa que já atue com segurança eletrônica para prédios e casas, mas ainda não tenha a portaria remota em seus serviços.

vender portaria remota

Desta forma, aquelas pessoas ou empresas que já tenham maior contato com síndicos e administradores têm maior facilidade de abrir a melhor franquia de portaria remota e começar a atuar imediatamente.

É claro que, se você está buscando justamente um serviço para abrir ou expandir seu negócio para o setor condominial, a portaria remota é a melhor opção que você encontrará para alcançar esse objetivo.

O que é importante levar em conta é que a melhor franquia de portaria remota deve ser conduzida por pessoas que busquem crescer e querem alcançar os melhores resultados do segmento.

Qual o perfil de quem quer investir na melhor franquia de portaria remota?

Neste sentido, algumas características que são valorizadas na hora de se avaliar o empreendedor interessado em franquia de portaria remota são:

  • Responsabilidade: atuar de forma responsável com os clientes, com os funcionários e com a franqueadora, cumprindo com os prazos e contratos;
  • Dedicação: atuar com dedicação no dia-a-dia, para garantir qualidade na prestação de serviços e no atendimento aos clientes;
  • Foco no crescimento: a melhor franquia de portaria remota deve buscar crescer o seu negócio na região, alcançando sempre melhores resultados;
  • Comunicação transparente: sempre ser honesto para com os clientes e a franqueadora, mantendo todas as partes informadas sobre o desenvolvimento e desempenho das ações;
  • Preocupação com o cliente: o cliente deve ser o meio e o fim da melhor franquia de portaria remota. Portanto, durante todo o pré e o pós-vendas, o cliente deve ser bem assistido;
  • Capacidade de gerenciamento: o franqueado deve saber gerenciar sua unidade, seus funcionários, as equipes e todas as negociações.

Desenvolvendo essas qualidades, você estará pronto para implementar a melhor franquia de portaria remota.

Como escolher a melhor franquia de portaria remota?

Agora que já passamos pelo conceito de franquia e o perfil ideal do empreendedor, vamos discorrer sobre as características que você deve analisar na hora de escolher a melhor franquia de portaria remota.

Está pronto?

Histórico e tempo de mercado da empresa franqueadora

Esse é um critério importante no momento em que você for avaliar as empresas de portaria remota do mercado.

Assim, você deve avaliar o histórico e há quanto tempo ela atua nesse ramo e quais as regiões que ela atende.

A partir disso, você também deve verificar há quanto tempo a empresa possui o programa de franquias e quantas delas existem e estão em funcionamento no seu Estado ou no Brasil inteiro. Esse dado é importante para você identificar qual será a melhor franquia de portaria remota para você.

tempo de mercado e histórico da empresa

Desta forma, você consegue visualizar a solidez da empresa e todo o seu ciclo de vida no mercado condominial, afinal, o Brasil possui aproximadamente 500.000 condomínios, o que demonstra uma possibilidade imensa de crescimento.

Cabe a você, então, analisar se a empresa da sua escolha tem um desenvolvimento compatível com esse mercado, o que, consequentemente, pode levar você à melhor franquia de portaria remota.

Know-how e infraestrutura da empresa

Depois de analisar o histórico e a atuação da empresa ao longo dos anos, outro critério se mostra essencial para você escolher a melhor franquia de portaria remota: o know-how e a infraestrutura da empresa.

O know-how nada mais é do que a expertise que a empresa franqueadora possui, suas técnicas e aptidões para a área de tecnologia e portaria remota.

É o conjunto de conhecimentos e experiências que levam ela a ser a melhor opção para sua franquia de portaria virtual.

Por sua vez, infraestrutura diz respeito a toda a composição física e de pessoal da empresa.

Desta forma, ao buscar pela melhor franquia de portaria remota, faça os seguintes questionamentos:

Ela possui bons equipamentos e uma central de monitoramento com tecnologia de ponta? Suas equipes são bem desenhadas e agem de acordo com suas finalidades? Seus colaboradores são preocupados em atender bem os clientes? A diretoria da empresa se comunica com seus funcionários e os mantém motivados?

infraestrutura portaria remota

É importante lembrar que, além de todo o aparato físico e tecnológico da empresa, as pessoas é que estão por trás disso tudo, e elas precisam demonstrar a essência da empresa.

Por isso, leve em conta o know-how e a infraestrutura na hora de escolher a melhor franquia de portaria remota.

Treinamentos e capacitação

A partir do momento em que você decide abrir uma franquia, uma empresa séria e sólida deve fornecer os treinamentos e capacitações necessárias para você se adequar ao modelo de negócio.

Esse ponto é crucial para você escolher a melhor franquia de portaria remota.

Saber que a empresa franqueadora preza pelo seu desenvolvimento, a fim de entregar o melhor serviço ao consumidor/cliente final, faz toda a diferença.

Por isso, verifique se a empresa de portaria remota fornece treinamentos aos franqueados e aos seus colaboradores, se existe a possibilidade de visitar a sua sede, conhecer o funcionamento das centrais de monitoramento, e aprender como tudo funciona, na prática.

Você precisa adquirir esses conhecimentos e receber toda a capacitação que o fará conduzir a melhor franquia de portaria remota.

Destacamos, também, que esses treinamentos devem ser constantes, e não somente quando você se torna um franqueado.

Isso significa que a empresa deve fornecer capacitações e reciclagens para manter seu método atualizado e, com isso, tornar cada vez melhores as suas franquias de portaria virtual.

Investimento inicial e retorno sobre o investimento

Certamente, você levará em conta o fator financeiro na hora de escolher a melhor franquia de portaria remota.

Neste caso, é importante avaliar qual o investimento inicial que terá de ser feito por você para dar início a sua franquia.

E eu não falo apenas de equipamentos ou licenças/royalties que possam ser cobrados pelas empresas de portaria remota.

Para avaliar se o investimento inicial vale a pena, é necessário visualizar toda a imagem, tudo o que a empresa oferece para suas franquias de portaria remota: equipamentos, estruturas, know-how, treinamentos, reciclagens, suporte técnico, jurídico, documental e publicitário, entre outros.

retorno sobre investimento em franquias

Ao fazer isso, você consegue identificar se a melhor franquia de portaria remota também tem o melhor custo-benefício para aquele que quer empreender.

Após analisar esse aspecto, também é válido estudar qual o prazo que a empresa dá, em tese, para que o franqueado tenha retorno do investimento feito.

Independente de ser 3, 6 ou 12 meses, a ideia central é que a melhor franquia de portaria remota tenha alto potencial de retorno financeiro e consiga crescer após atingir o breakeven point (ponto de equilíbrio) com relação ao investimento inicial.

Cobrança de taxas ao franqueado

Essa questão deve ser analisada atentamente na hora de escolher a melhor franquia de portaria remota, tanto durante as conversas realizadas com a empresa franqueadora quanto nos documentos legais que você for assinar.

Isso é importante para que você não seja surpreendido depois de um tempo com cobranças de taxas das quais você sequer sabia.

A melhor franquia de portaria remota pode, sim, envolver a cobrança de uma ou outra taxa, mas o que não pode é fazer com que essas taxas inviabilizem toda a operação financeira do franqueado.

cobrança de taxas aos franqueados

Alguns exemplos de taxas que podem ser cobradas pela empresa franqueadora são: taxa de franquia, taxa de royalties, taxa de propaganda, taxa de sistema, taxa de serviço e taxa de renovação.

Suporte da empresa franqueadora

Sem sombra de dúvidas, a melhor franquia de portaria remota será aquela que receber todo o suporte da empresa franqueadora, desde o início da parceria até a execução e a pós-vendas de todos os serviços.

Esse suporte deve abranger um acompanhamento contínuo na gestão da unidade, a fim de verificar o desenvolvimento da franquia de portaria remota e seu comprometimento com o modelo de negócio.

Vale destacar que esse acompanhamento pode acontecer de várias formas, seja com reuniões periódicas (online ou não) ou visitas presenciais de um representante da empresa na franquia de portaria remota.

Além disso, é importante que o franqueador forneça suporte técnico (que pode abranger equipamentos e instalações), suporte comercial (com treinamentos para área de vendas), bem como suporte documental e jurídico, com modelos de contratos e documentos legais que embasem a atuação da melhor franquia de portaria remota.

suporte ao franqueado

Outro ponto interessante para que a melhor franquia de portaria remota continue aprimorando seus serviços é que haja uma troca constante de experiências e informações com a franqueadora e as demais franquias.

Com esse relacionamento firme entre todos os parceiros, é possível delinear estratégias que funcionem melhor em determinadas regiões e para determinados perfis de cliente.

Portanto, atente-se ao suporte e ao relacionamento que a empresa franqueadora tem com seus parceiros; isso é um diferencial para você escolher a melhor franquia de portaria remota para você.

Pós-vendas e atendimento ao cliente

As formas de atendimento comercial e de pós-vendas da melhor franquia de portaria remota dependerão muito da forma como o negócio será estruturado.

Ou seja, depende da forma como for negociada essa questão com a empresa franqueadora.

Após a venda de uma portaria remota, a central de monitoramento que irá atender o novo condomínio ficará na própria franquia? A empresa franqueadora atenderá todos os condomínios em uma sede só?

Definindo essas questões, é que se pode saber até quando a franquia de portaria remota pode atuar e a partir de quando a empresa franqueadora atuará (se for o caso).

atendimento ao cliente

Mas, de qualquer forma, o que se deve levar em conta é a qualidade do pós-vendas e do atendimento ao cliente.

A melhor franquia de portaria remota certamente terá um canal direto de comunicação com seus clientes e estará disposta a sanar todas as dúvidas, problemas e falhas que eventualmente surgirem, dentro de um prazo razoável.

Isso é importante para levar a melhor experiência de portaria remota para todos os condomínios e moradores da sua região.

Ações de marketing e publicidade

De que forma a empresa franqueadora se preocupa com a imagem e com a publicidade das suas franquias? Ela possui uma equipe de marketing ou uma agência que realiza tais serviços? Sua equipe é especializada nesses tipos de ações?

Essas são questões que você deve se perguntar quando estiver em busca da melhor franquia de portaria remota.

A empresa franqueadora deve buscar realizar ações de marketing, de forma integrada, a fim de divulgar os trabalhos e serviços de todas as suas franqueadas.

Além disso, é interessante também realizar campanhas segmentadas por região, visando alcançar potenciais clientes e condomínios na área de atuação da melhor franquia de portaria remota.

Por isso, questione à empresa franqueadora de que forma ela realiza as publicidades e ações de marketing em prol de seus franqueados e quais os retornos possíveis que tais ações podem gerar para sua franquia.

marketing portaria remota

Esses foram os pontos principais que você deve levar em consideração na busca pela melhor franquia de portaria remota.

E se você chegou até aqui e gostaria de optar por um modelo de franquia de portaria remota que detém todos esses benefícios para o franqueado nós temos uma sugestão: conheça o programa de parcerias e franquias da Minha Portaria.

Havendo qualquer dúvida sobre como escolher a melhor franquia de portaria remota, mande um whats para nós! É só clicar no ícone do aplicativo no canto direito da página.

Gostou desse artigo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário