Como funciona a internet na portaria remota?

Neste artigo, nós falaremos sobre como funciona o uso da internet na portaria remota ou virtual e suas peculiaridades.

Internet na portaria remota

A portaria remota é uma tecnologia de controle de acesso que depende de várias engrenagens para o seu pleno funcionamento.

Uma dessas engrenagens é a internet.

A portaria remota precisa de internet para que haja uma comunicação rápida e eficiência entre os moradores e a central de monitoramento.

Mas, é claro, essa conexão precisa ser de qualidade e não pode se sujeitar à falhas constantes. 

Diante disso, vamos abordar, neste artigo, todos os tópicos importantes sobre como funciona a internet na portaria remota.

Quem é o responsável pela internet na portaria remota?

Via de regra, a responsabilidade pelos links de internet deve ser obrigatoriamente da empresa contratada para prestar o serviço de Portaria Remota.

No caso da MinhaPortaria.Com, são contratados 2 links de internet para o funcionamento da portaria remota, sob nossa responsabilidade, para que, caso haja algum problema no link principal, sua conexão com a nossa central seja mantida pelo link Backup.

Na maioria dos casos, usamos como LINK PRINCIPAL de internet uma conexão dedicada, o que garante ainda mais o pleno funcionamento do sistema.

A FocusTelecomm

Os links contratados pela MinhaPortaria.Com provêm da FocusTelecom, empresa de telecomunicações pertencente ao grupo FocusMind. 

A FocusTelecomm é uma empresa especializada em internet e surgiu em 2018 a partir de uma necessidade do mercado de portaria remota, pois não havia, ainda, empresas que atendessem o setor com qualidade.

Vale destacar que qualquer prestador de serviço de internet na portaria remota precisa ter senso de urgência, porque o sistema precisa estar em pleno e constante funcionamento, e esta é justamente a premissa da FocusTelecomm.

Além disso, a empresa é um provedor completo de internet, fornecendo diversos serviços, inclusive para pessoas físicas e jurídicas. 

Um ponto importante sobre a FocusTelecomm é que a empresa tem todas as licenças legais para operar como um serviço de telecomunicação, entre elas possui a SCM (Serviço de Comunicação Multimídia) da Anatel e AS (Sistema Autônomo), que permite ter IPs próprios para fornecer internet.

Características da internet na portaria remota

Embora a empresa prestadora do serviço de portaria remota deva ser, em regra, a responsável pela internet, existem algumas questões para as quais os síndicos devem se atentar na hora de contratar internet para portaria virtual.

A primeira delas é priorizar empresas especializadas no segmento de portaria remota. 

Isso porque essas empresas já vem com uma bagagem de atuação na portaria remota e entendem a urgência e as necessidades que a tecnologia demanda.

Assim, uma empresa especializada em internet para portaria remota compreende todos os problemas, desafios, técnicas que podem facilitar a tecnologia, e, claro, sabe lidar com seus usuários.

Outro ponto importante sobre internet para portaria remota é não buscar links de internet convencionais.

Ou seja, o ideal é trabalhar com um meio físico diferente daqueles “cabos de internet” das operadoras comuns do mercado.

O meio de internet que melhor atende o mercado de portaria remota é através de links de rádio. 

Esses links não estão ligados em postes de rua, junto com vários outros cabos de comunicações.

Os links de rádio funcionam através de baterias, portanto a internet na portaria remota será estável e constante enquanto houver bateria.

Necessidades que devem ser atendidas na internet para portaria remota

Além das características mencionadas acima, existem necessidades provenientes dos consumidores que devem ser atendidas na prestação de serviço de internet para portaria remota.

As principais necessidades são:

  • A empresa precisa ter suporte 24h e dar retorno imediato aos usuários, para suprir eventuais falhas e problemas;
  • A empresa precisa saber atender o cliente em diferentes situações;
  • A empresa precisa entender a urgência que o serviço de portaria remota demanda;
  • A empresa precisa formar um diagnóstico preciso para tomar decisões
  • A empresa precisa entender o funcionamento de todos os equipamentos, para conseguir identificar a origem de falhas ou problemas;
  • Os setores da empresa precisam estar alinhados para que não haja falha na comunicação;
  • E, principalmente, a empresa precisa dar garantias e entregar uma internet de qualidade ao consumidor.

Atentando-se a essas necessidades, tanto os usuários clientes quanto a empresa, as chances de ser fornecido um serviço de internet de qualidade para a portaria remota são imensas. 

Portanto, fique atento a essas questões na hora de contratar a empresa que irá implantar a portaria virtual no seu condomínio.

E no caso de queda da internet?

Uma questão que gera bastante dúvida sobre a internet na portaria remota é no caso de quedas e falhas.

De qualquer forma, se houver a queda dos 2 links de internet, a MinhaPortaria.com encaminha um apoio operacional ao condomínio, com um profissional treinado, para dar suporte e prosseguimento ao controle de acesso manualmente.

O cliente deve exigir também que os links de internet necessários para operação da Portaria Remota estejam sob a responsabilidade da empresa de portaria remota contratada.

Assim sendo, quando houver problema com os respectivos links, a empresa contratada deve atuar na solução imediatamente, eliminando a transferência dessa responsabilidade ao condomínio.

Algumas empresas até cobram para que seja enviado um profissional ao condomínio para dar suporte enquanto o serviço de link de internet está inoperante.

Entretanto, essa deve ser uma responsabilidade da empresa e o condomínio não pode ser onerado pela falha desse serviço.

Por isso, é importante entender os critérios que você precisa levar em conta ao escolher a melhor empresa de portaria remota para prestar o serviço.

Se você quer entender melhor sobre como funciona o uso da internet na portaria remota, então mande um whats para nós com sua dúvida! É só clicar no ícone do aplicativo no canto direito da página.

Gostou desse artigo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário