4 Dicas de segurança para reuniões de final de ano em condomínios

No artigo de hoje, nós compilamos 4 dicas que podem auxiliar você e sua família a realizar uma celebração segura de final de ano no condomínio. Confira!

segurança em condomínio

Todos nós sabemos que o ano de 2020 foi atípico.

Expressões como “o novo normal” tomaram conta do nosso dia a dia, bem como as máscaras, o álcool em gel, o afastamento das pessoas que mais amamos…

Com o Natal e o Ano Novo se aproximando, nós também sabemos que a vontade de encontrar os familiares, os pais, os avós, os irmãos, cresce no peito e que, possivelmente, muitas famílias irão se reunir.

Mas, para que sua celebração continue mantendo todos em segurança e não saia do controle, nós compilamos algumas dicas que você e seu condomínio podem colocar em prática no final do ano.

Vamos lá?

Dica #1: Respeite as recomendações da saúde

Neste momento, nós não podemos fingir que a pandemia do Covid-19 acabou ou não existe mais.

Infelizmente, nós ainda atravessamos esse período turbulento e “diferente”, e, enquanto não estivermos todos imunizados, é importante seguir as recomendações dos órgãos de saúde.

Por isso, nossa dica de segurança é para que você busque se informar quais foram as últimas determinações desses órgãos na sua cidade ou no seu Estado, principalmente sobre aglomerações.

Verifique quantas pessoas reunidas são consideradas “aglomeração” e quais os parâmetros de segurança que devem ser atendidos para que todos fiquem em segurança.

Mantenha o local ventilado e deixar álcool em gel à disposição no ambiente.

E lembre-se: se você estiver com sintomas ou tiver apresentado sintomas até 14 dias antes da reunião familiar, é importante que se mantenha em isolamento, para evitar a propagação do vírus.

No vídeo ao lado, você pode conferir as recomendações fornecidas pela advogada condominial Daniela Mota, sobre medidas preventivas ao Covid-19.

Dica #2: Álcool em gel e máscaras nas áreas comuns!

Essa dica serve para manter todos os moradores do condomínio em segurança, principalmente durante os períodos de reuniões de final de ano.

Nós sabemos que, entre o Natal e o Ano Novo, a tendência é que o fluxo de pessoas aumente nos condomínios, com várias pessoas visitando seus familiares.

Por conta disso, é importante que o síndico realize uma ação de higienização do condomínio, colocando totens de álcool em gel espalhados pelas áreas comuns do prédio, como hall de entrada e o salão de festas.

Além disso, é importante que todas as pessoas que circularem nessas áreas, sejam elas moradores, visitantes ou prestadores de serviços, estejam utilizando máscaras.

Colocando em prática essas medidas – e conscientizando as pessoas a segui-las –, pode-se trazer uma maior segurança a todos que estão no condomínio.

Dica #3: Reuniões somente nos lares!

Para que as reuniões de final de ano não fujam do controle, o ideal é que, no período entre Natal e Ano Novo, elas fiquem delimitadas somente aos lares das pessoas que a estão realizando.

Uma ideia para concretizar essa medida é impedir que seja reservado o salão de festas/quiosques/churrasqueiras das áreas comuns do prédio.

Fazendo essa delimitação, impede-se aglomerações nas áreas de comum acesso do prédio e, consequentemente, diminuem-se as chances de propagação do Coronavírus.

Por isso, informe seus convidados que a reunião familiar está delimitada apenas ao apartamento/casa em questão, e que o acesso às demais áreas está proibido.

jantar em condomínio

Se, eventualmente, as áreas comuns estiverem liberadas para reservas no seu condomínio, para realizar reuniões de final de ano, o mesmo se aplica aos seus convidados.

Peça para que eles fiquem restritos à área reservada, seja ela o salão de festas, quiosque ou churrasqueira. O síndico também pode impor essa restrição para a utilização dessas áreas.

Com essas medidas, pode-se manter todos que residem no condomínio em segurança.

Dica #4: Controle de acesso rigoroso

Essa dica é importantíssima para manter não só os moradores em segurança, como também o prédio como um todo.

Para realizar um controle de acesso mais rigoroso nas reuniões de final de ano no condomínio, o ideal é exigir que cada morador apresente, previamente, uma lista com todos os convidados que serão recebidos em sua unidade residencial.

Assim, quando os visitantes chegarem ao condomínio, sua identificação será mais rápida e certeira, não abrindo margem para erros no momento da recepção na portaria.

O porteiro deve exigir o documento de identidade dos convidados e, em caso de dúvida, deve entrar em contato com o morador para validar o acesso.

O mesmo se aplica para os condomínios que possuem portaria remota.

O controle de acesso pode ser mais rigoroso de duas formas:

  • Fornecendo uma lista prévia de convidados para a central de monitoramento, para facilitar a identificação dos visitantes quando estes chegarem no condomínio. Os operadores de portaria remota farão um cadastro do visitante e, havendo qualquer dúvida, entrarão em contato com o morador para validar o acesso.
  • O próprio morador pode encaminhar aos seus convidados uma Chave Virtual ou um QR Code, para que eles mesmos liberem sua entrada no condomínio.

Lembrando que, em caso de não haver cadastro do visitante ou lista prévia de convidados, todos deverão passar pelo cadastro e pela validação, um a um, do morador que irá recebê-los.

Essa é uma das vantagens da portaria remota: não haverá contato humano direto entre o visitante e o operador da portaria remota, mantendo ambos em segurança, tanto em questões de saúde, por conta do Coronavírus, quanto em questões relacionadas a ameaças e possíveis invasões ao prédio.

Essas foram nossas 4 dicas de segurança para reuniões de final de ano em condomínios.

Lembre-se de pensar em sua saúde e na de seus familiares em primeiro lugar, para podermos estar todos reunidos em segurança no ano que está por vir.

A MinhaPortaria.Com deseja um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo para todos vocês. Até 2021!

Gostou desse artigo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário