Dia do Síndico: o que esse profissional tem a nos ensinar?

Hoje (30/11) é Dia do Síndico! Pensando nisso, nós da MinhaPortaria.Com elencamos as principais qualidades que um síndico tem a nos ensinar. Confira!

síndico profissional

Lidar com pessoas pode ser difícil.

Agora, imagine fazer isso todos os dias, na posição de um gestor de condomínios, responsável por todas as pessoas que moram ali, pela estrutura e organização do local, pelo seu pleno funcionamento… Ufa!

Os síndicos são como verdadeiros prefeitos. Eleitos para liderar e manter a ordem em um condomínio, eles devem ter um leque de qualidades que, certamente, inspiram a todos nós no dia a dia.

Não é à toa que possuem um dia do ano para celebrar sua profissão tão digna e cheia de desafios – 30 de Novembro é Dia do Síndico!

Para ressaltar a nossa admiração por esse profissional, nós, da MinhaPortaria.Com, criamos este artigo para falar sobre as principais qualidades que um síndico tem a nos ensinar. Confira!

Paciência e capacidade de mediação

Ter paciência e saber mediar conflitos é uma das principais qualidades do síndico.

Esse profissional deve estar pronto para resolver problemas, sejam eles próprios da estrutura predial, ou até mesmo resultantes de atritos entre moradores.

Independente do caso, é o síndico quem irá mediar a situação e buscar apaziguar os ânimos para fazer tudo voltar ao normal.

A paciência, nesses momentos, é essencial – até mesmo porque o síndico está suscetível a receber palpites e críticas a todo momento, e por isso deve se manter firme em seus posicionamentos.

Por isso, nada mais justo ressaltar essa qualidade, principalmente no Dia do Síndico.

Excelente comunicação

Junto com a paciência e mediação, entra mais uma forte qualidade dos síndicos: a excelente comunicação.

Os síndicos sabem se comunicar, transparecer suas ideias e argumentar na hora de mediar e resolver conflitos.

Além disso, a boa comunicação também é utilizada para lidar com os funcionários do condomínio ou terceirizados, bem como nas negociações e fechamento de contratos de prestação de serviços.

Como deu para perceber, os síndicos são profissionais que estão se comunicando constantemente, e fazer isto de forma clara e objetiva é essencial para uma boa administração do prédio.

Assim sendo, nossa homenagem de Dia do Síndico não poderia deixar de mencionar essa qualidade.

Interesse em saber mais

Ao longo de sua gestão, o síndico terá de lidar com diferentes situações

Desde manutenções, obras, conflitos de vizinhos, gestão de pessoas, questões financeiras e de folha de pagamento, até mesmo questões judiciais, em alguns casos.

Por conta disso, o síndico é um profissional que deve estar atento a vários tópicos, sempre buscando mais e mais conhecimento.

E, de fato, é algo que nós observamos em todos os nossos clientes da MinhaPortaria.Com: síndicos engajados e interessados em levar melhores soluções para seu condomínio e seus moradores.

Nosso conselho, neste Dia do Síndico, é que todos nós busquemos saber mais, sobre um pouco de tudo, da mesma forma que um síndico faz ao gerir seu condomínio.

Coragem para enfrentar desafios

A gente sabe que, nem sempre, tudo sai conforme o planejado. Em um condomínio, não é diferente.

Um síndico pode ter que lidar com diferentes situações, principalmente imprevistos: equipamentos ou instalações que estragaram e precisam de manutenção, reivindicações de moradores, questões cíveis e judiciais… e até mesmo algo totalmente imprevisível como Coronavírus.

E, para enfrentar cada uma delas, é necessária muita coragem. E nós sabemos que os síndicos estão repletos dessa qualidade, prontos para cada desafio.

Durante o ano de 2020, nós pudemos observar como os síndicos amadureceram suas gestões rapidamente, tomando decisões estratégicas e ligeiras para manter todos os moradores em segurança, quando a pandemia iniciou.

Diante dessa coragem que se fez presente – e ainda se faz – na atuação de cada síndico, nós só podemos parabenizá-los e ressaltar o quão inspirador foi para nós, da MinhaPortaria.Com.

Senso de justiça

Para ter bom senso de justiça, o síndico deve ter boa capacidade de análise e de raciocínio, além de ter conhecimento das leis civis.

Isso é importante para saber lidar com as situações que possam ocorrer entre moradores, como desentendimentos e conflitos.

Também é uma qualidade essencial na hora de lidar com condôminos que estão em situação de inadimplência ou que estão agindo de forma prejudicial ao condomínio e sua estrutura física.

senso de justiça

Desta forma, senso de justiça é mais uma característica que nós deveríamos aprender, todos os dias, com esse profissional, e por isso ela é tão importante ser mencionada no Dia do Síndico.

Liderança e confiança

O síndico, além de gestor, também exerce o papel de líder.

Ele deve incentivar os moradores a estar e conviver em harmonia, cumprir as normas condominiais e também praticar atitudes em prol do bem comum e do meio ambiente.

Outro aspecto de sua liderança é com relação a sua atuação perante os funcionários do condomínio. O síndico deve liderá-los tal qual um administrador de empresas lidera seus departamentos e equipes.

assembleia em condominio

E, claro, para fazer isso deve transparecer confiança na atuação e nas decisões que tomar.

Diante disso, a liderança e a confiança estão entre as qualidades que ressaltamos nesse Dia do Síndico.

Honestidade e transparência

Nós, enquanto cidadãos, esperamos honestidade e transparência de nossos chefes e dos políticos que representam nossa cidade, estado e país, não é mesmo?

O mesmo acontece nos condomínios. Os moradores esperam que os síndicos sejam honestos em sua gestão e entreguem resultados.

Neste Dia do Síndico, nós não poderíamos deixar de lembrar dessas duas qualidades do síndico, principalmente durante sua atuação no ano de 2020.

Sempre transparente, buscando encontrar as melhores soluções para os problemas enfrentados, mantendo comunicação constante com os moradores sobre tudo o que estava acontecendo – os síndicos realmente nos deram um belo exemplo de como ser transparentes durante uma gestão.

Planejamento, organização e discplina

Por fim, nós trouxemos o combo “planejamento, organização e disciplina”.

Um síndico deve planejar sua atuação durante seu mandato. Esse planejamento deve envolver todo o condomínio: questões financeiras, estruturais e de manutenção, contratuais, trabalhistas, cíveis e administrativas.

E, para que o planejamento seja colocado em prática com maestria, o síndico deve contar com muita organização e disciplina.

Neste Dia do Síndico, nós parabenizamos os profissionais que buscaram soluções inovadoras em seu mandato, através de aplicativos e softwares para organização da sua gestão.

Mais de uma vez, os síndicos mostraram para nós que, com planejamento, organização e disciplina, é possível liderar um condomínio e manter a qualidade de vida a todos que ali residem.

Esse texto é a homenagem que nós, da MinhaPortaria.Com, elaboramos para você, síndico profissional, síndico iniciante, síndico amador – profissionais que nos mostram a cada dia o que realmente significa trabalhar com paixão, coragem e dedicação em prol de uma verdadeira comunidade de pessoas.

Feliz Dia do Síndico!

Rosana: “Nós tivemos um ganho efetivo na segurança com a portaria remota”

Gostou desse artigo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário