Como manter o condomínio seguro durante a pandemia do Covid-19?

Condomínio seguro durante a pandemia: Distração nas áreas comuns é certo ou errado?

Matéria realizada por Jorge Lordello, especialista em segurança condominial e membro do comitê gestor de segurança da MinhaPortaria.com

Síndicos de condomínios com portaria remota ou portaria tradicional, além de se protegerem do coronavírus, devem promover minimização de risco no local que administram, como forma de manter os moradores e o condomínio seguros. 

As famílias brasileiras estão se conscientizando da gravidade desse problema de saúde, que já assumiu nível de pandemia, e já entendem que o processo de isolamento no lar se faz necessário para manter a segurança em condomínios.

No entanto, surge um problema nesse cenário: muitos condomínios possuem área de lazer e recreação para adultos, idosos e crianças. 

Como ficar o tempo todo em casa é chato, principalmente para aqueles que têm vida agitada, alguns moradores passaram a frequentar as áreas de uso comum como forma de distração e para manter a forma física. 

Diante disso, surge nosso questionamento:

É seguro frequentar áreas comuns dos condomínios com portaria remota, durante a pandemia?

Claro que não! 

Foi pensando nessa problemática que a MinhaPortaria.com, pioneira na instalação de Portaria Remota em São Paulo, criou Comitê Gestor para estudar e aplicar técnicas de segurança em todos os aspectos que envolvem a segurança em condomínios.        

Como pesquisador criminal e especialista em segurança condominial, eu, Jorge Lordello, também conhecido como Dr. Segurança, fui chamado para participar desse Comitê de Estudos e avaliar o impacto do Convid-19 na vida das famílias e demais colaboradores dos moradores do condomínio com portaria remota ou portaria virtual.

Como resultado, depois de ter acesso a farto material sobre a situação epidemiológica do coronavírus e conversar com médicos infectologistas, a decisão do Comitê Gestor da MinhaPortaria.com, para manter seguros os condomínios que tenham portaria virtual ou remota, foi o fechamento imediato de áreas comuns, tais como:

  • Brinquedoteca 

  • Piscinas 

  • Academias de ginástica 

  • Quadras de Esportes, abertas e fechadas 

  • Playground 

  • Churrasqueira 

  • Salão de festas 

  • Salas de reuniões 

Qual a vantagem da portaria remota em relação à portaria tradicional neste cenário?

Segurança em Condomínio com Portaria remota

Outro fato interessante e que merece ser ressaltado é que o atendimento remoto promovido por empresas de Portaria Remota impede qualquer possibilidade de contato físico com o operador do sistema, que trabalha à distância, facilitando assim o gerenciamento dessa crise envolvendo saúde pública. Você pode conferir nosso artigo sobre rotina condominial durante a pandemia clicando neste link.

Por exemplo, os prédios que possuem portaria tradicional devem orientar os porteiros a não ter nenhum contato físico com moradores, sendo que o ideal é que as conversas sejam realizadas através do interfone. 

No entanto, na prática, como a fiscalização e supervisão dos trabalhos dos porteiros é diminuta, a possibilidade de continuarem a ter contato físico e próximo com moradores e empregados domésticos é grande, principalmente com aqueles onde a amizade já é bem próxima.

Por isso, é importante que haja colaboração de todos na hora de manter os moradores e o condomínio seguro durante o período de pandemia.      

Nós já escrevemos um post sobre as vantagens da portaria remota, caso queira de fato se aprofundar no assunto este é o post adequado pra você. 

E se você quiser se prevenir na questão de segurança do seu condomínio, baixe gratuitamente agora o nosso e-book 5 PIORES ERROS DE SEGURANÇA EM CONDOMÍNIO, clicando no link abaixo.

Jorge Lordello: membro do comitê de segurança em condomínios da MinhaPortaria.com

Conhecido como Doutor Segurança, Jorge Lordello – é bacharel em direito pela PUC, tem uma carreira de mais de 20 anos como Delegado de Polícia no Estado de São Paulo e apresentador do programa de TV Operação de Risco, na Rede TV.

Minha experiência como policial e pesquisador criminal me faz concluir que a desatenção das pessoas é a grande arma dos criminosos. Por este motivo, recomendo a todos que me perguntam sobre segurança em condomínios que a portaria remota veio para aumentar a segurança dos lares brasileiros. A tecnologia sempre foi uma aliada nas questões de segurança, e não seria diferente no setor condominial.
Dr. Segurança - Jorge Lordello
Jorge Lordello (Dr Segurança)
Gestor do Comitê de Segurança em Condomínios da MinhaPortaria.com

Programa Operação de Risco: Apresentação por Jorge Lordello (Dr. Segurança)

Jorge Lordello - Segurança em Condomínios

Operação de Risco, licenciamento do programa Operação Policial exibido no canal TruTV, é um reality show exibido pela RedeTV! com criação e produção da Medialand. Inspirado em formatos como o do reality americano Cops. O programa é semanal, apresentado pelo delegado Jorge Lordello.

Nele, Jorge Lordello mostra cenas reais e eletrizantes de ações policiais.

Gostou desse artigo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário