4 tendências que afetam seu estilo de vida num mundo em meio à pandemia e como o mercado condominial vem se adaptando

A pandemia acelerou a era digital e trouxe transformações ao mercado condominial. Entenda como no mais recente artigo da MinhaPortaria.Com

De fato, o Coronavírus vem trazendo alterações para a vida em todos os sentidos. Ainda sem vacina disponível, muitas situações ainda são tratadas com caráter de novidade. 

Estamos caminhando para o 5º mês de pandemia no Brasil e as mudanças vêm afetando a rotina de todos, em proporção mundial, atingindo aspectos intrínsecos de todas as relações. 

Não saímos mais de casa na mesma frequência de antes, nos afastamos de pessoas queridas e não frequentamos mais bares, restaurantes e lugares públicos como antigamente. Nossa interação com o mundo, com os outros e com nós mesmos vêm passando por transformações. 

Por outro lado, uma área surge ganhando destaque em meio a essa confusão, provando para nós uma característica: a pandemia acelerou a era digital. 

Neste texto, você irá compreender 4 tendências que afetam seu estilo de vida num mundo em meio à pandemia de Coronavírus e como o mercado condominial vem se adaptando a essas alterações.

Entender que ocupamos um lugar no mundo, questionar essa posição e se adaptar às transformações é uma incrível habilidade humana e, para este momento, tais atitudes são mais que imprescindíveis.

O mundo mudou e vem mudando. Portanto, é preciso ter consciência. Diante da perspectiva de tudo que vamos enfrentando, cabem alguns questionamentos: como podemos estar cada vez mais preparados para as mudanças futuras? Como será o futuro depois desse período?

Continue lendo este artigo e entenda algumas questões do mundo pós-pandemia… inclusive aquelas que abrangem o mercado condominial.

Trabalho remoto

Com a pandemia, muitas empresas tiveram de reorganizar seu modelo de colaboração adotando o chamado home office. 

Esse tipo de trabalho já era uma realidade para muita gente, principalmente para freelancers, porém, com a disseminação do vírus, o trabalho remoto veio como uma solução para evitar a necessidade de aglomeração nos locais de ofício e transporte público.

Home office trabalho

Educação à distância

Segundo a Unesco (braço da ONU para educação), até 25 de março, 165 países haviam fechado suas escolas por causa da pandemia, interrompendo as aulas presenciais de 1,5 bilhão de estudantes e mudando a rotina 63 milhões de professores de educação básica.

No Brasil, as novas formas de ensino vêm dependendo da rede e da escola, portanto, muitas anteciparam as férias e se prepararam para estruturar ensino à distância caso a quarentena se estenda, que é o mais provável; outras já estão, em diferentes graus e em diferentes métodos, produzindo conteúdos e enviando tarefas.

Na rede pública, estados e municípios preparam aulas virtuais ou via transmissões de televisão aberta, às vezes complementadas por material enviado às casas dos alunos pelo correio ou transporte escolar. Alguns montam grupos de WhatsApp com alunos e professores, trocando vídeos e áudios com atividades.

Busca por novos conhecimentos

O conhecimento, que antes era comumente compartilhado presencialmente, agora segue sendo compartilhado à distância. 

Com a pandemia, houve um crescimento nos números de pessoas interessadas cada vez mais por cursos de EAD (ensino a distância), com o objetivo de especializações e atualizações de habilidades nas mais diversas áreas.

Com certeza, isso é possível graças ao avanço da tecnologia digital, que faz com que seja bem mais viável e prática a escolha por cursos no ambiente digital, principalmente quando levamos em consideração que o profissional em questão não possui tempo e condições para se deslocar até uma instituição de ensino. 

Dessa forma, deixa-se evidente o quanto esse tipo de ensino é qualificado e pode ser incluso na realidade de muitas pessoas.

Você realizou algum curso online durante o isolamento? Conte para a gente nos comentários.

A Catho Educação realizou um levantamento de dados em que foi possível observar o aumento de, aproximadamente, 70% nos cursos EAD entre 21 de março e 6 de abril. Anteriormente, entre 3 a 20 de março, a plataforma já registrara crescimento de quase 45% na procura por cursos à distância.

Experiências culturais imersivas

Durante o isolamento social, shows e espetáculos têm alcançado o gosto popular. 

Sendo assim, isso abre portas para uma área de investimento que antes era pouco explorada: a das experiências culturais imersivas.

Com o objetivo de agregar valor, promover identificação, interação, personalização e engajamento, conectar vivências do mundo real no digital pode ser uma ótima alternativa.

O jornal Financial Times, um dos mais relevantes nos Estados Unidos e no mundo, lançou uma campanha: “Capitalism: Time for a reset” (em português: Capitalismo: tempo para um reset), falando sobre a necessidade de consumir de forma consciente após esse período de isolamento.

O resultado disso no mundo do negócio é o seguinte: consumidores darão mais valor a marcas que estimulem e comuniquem esse tipo de iniciativa. É um investimento para ficar de olho uma vez que muitas empresas vêm agregando esse conceito ao seu negócio.

Tendências no mercado condominial

No setor condominial não foi diferente. As mudanças e as tendências vêm surgindo para descomplicar o gerenciamento dos condomínios, para que o gestor possa executar suas tarefas de forma mais prática, segura e eficiente.

Nesse sentido, abaixo listamos algumas das principais transformações que a pandemia causou na área de gestão de edifícios.

Medidas sustentáveis para condomínios é uma tendência em tempos de pandemia

Atenção para medidas sustentáveis

As tecnologias que trabalham a favor dessa temática ganham cada vez mais importância dentro do mercado condominial. 

Dentro desse ambiente, podemos listar, por exemplo, a implementação de placas solares, que reduz até 98% do valor das contas e requerem baixíssimas manutenções, visto que são compostas, basicamente, apenas pelos painéis solares e inversores.

Reunião de assembleia online

Agora, a legislação assegura a realização de reuniões de condomínios e votações online, trazendo ainda mais mudanças ao setor condominial.

Para a execução é simples, basta você divulgar a data e o horário de início e fim em alguma plataforma específica para isso ou de videoconferência. Depois, é preciso que síndico convoque os condôminos por meio de um link com a pauta da reunião. 

Essas reuniões vêm, sem dúvidas, trazendo uma maior participação dos moradores e ainda é possível fazer a computação de votos. Para saber mais sobre isso, acesse esta matéria.

Nas assembleias onlines, também vêm se fazendo necessária a presença de um controller ou coordenador digital, ou seja, alguém para gravar a reunião e a tela dos participantes, de forma que condomínio tenha toda a posse de dados e informações discutidas. 

Assim sendo, a MinhaPortaria.Com vem fazendo um trabalho bem interessante, se prontificando a ser o seu coordenador digital e auxiliando a execução dessas reuniões. Para mais informações acesse o site da empresa: MinhaPortaria.Com.

Medidas de segurança mais eficazes

Precisamos nem dizer que soluções de segurança são sempre muito bem-vindas, correto? 

Portanto, nesta matéria, focaremos em uma solução específica, que vem se tornando altamente eficaz no mercado condominial não só pela questão de segurança, mas também pela otimização de custos. Estamos falando da portaria remota, uma medida inteligente em tempos de pandemia.

Você já ouviu falar em portaria remota?

Central de monitoramento para portaria remota

Essa tecnologia está presente há mais de 10 anos no Brasil e, atualmente, existem mais de 300 mil condomínios que já aderiram esse tipo de solução.

Basicamente, esse tipo de serviço consiste no controle de acessos de entradas e saídas sem um porteiro físico presencial. Assim sendo, as liberações ocorrem por intermédio de um operador alocado em uma central de monitoramento fora do prédio.

Dessa maneira, toda a entrada de pedestre para o interior do edifício é autorizada por uma equipe técnica qualificada, preparada para a realização desse monitoramento por meio de imagens captadas por câmeras instaladas nos condomínios.

Caso você queira saber mais sobre o assunto de portaria remota, clique aqui neste artigo.

Além disso, te convidamos a conhecer nosso Canal de Youtube com conteúdos e programas diversos acerca do mercado condominial e de portaria remota.

Confira um de nossos vídeos publicados dando play no player ao lado.

Ficou com alguma dúvida sobre as tendências do mercado condominial? Mande um whats para nós! É só clicar no ícone do aplicativo no canto direito da página.

Gostou desse artigo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário