Como realizar assembleia virtual no Zoom?

Descubra nessa matéria como realizar assembleia virtual no Zoom

Desde o início da pandemia de Covid-19 um novo tipo de relação social foi estabelecida: a das videochamadas. Você com certeza deve ter participado de alguma, seja através do celular, utilizando redes como WhatsApp e Messenger, ou por meio do computador, utilizando o clássico Skype. 

Porém, aqui nesta publicação, focaremos em uma rede de fácil usabilidade, que parece ter conquistado o mundo todo. Você já ouviu falar ou tem conhecimento da possibilidade de realizar assembleia online pelo Zoom?

Antes de mostrarmos à você como realizar assembleia online no Zoom, você já leu o nosso post sobre a Legislação e Leis da Assembleia Virtual em nosso outro post? Nele, explicamos para você a Lei que tornou o uso da assembleia online legal nos condomínios.

Nesta publicação, falaremos sobre Zoom Meetings, uma ferramenta voltada para ambientes corporativos que permite reunir até 500 participantes por meio de conferências.

E claro você não precisa estar inserido em todo esse cenário dos negócios para adentrar a plataforma. Antes de tudo, começamos dizendo que o Zoom é uma ferramenta didática, intuitiva e qualquer pessoa pode se tornar usuário, o que facilita muito na hora de realizar uma assembleia virtual.

Caso você não queira criar uma conta na rede, salientamos que é possível participar das transmissões mesmo sem uma conta, se utilizando do modo convidado na versão web. Essa versão possui alguns recursos minimizados, todavia, pode ser muito interessante para alguns momentos. 

Para esse acesso, basta o criador ou algum participante da chamada te encaminhar um link de compartilhamento. Muito bom, não acha?

Sendo assim, preciso nem dizer que a plataforma se tornou um sucesso para as assembleias virtuais nos condomínios. 

Cada vez mais pessoas vem aderindo o Zoom para fazer as assembleias… agora vamos ao tema deste artigo: Como realizar assembleia online no Zoom.

Funcionamento do ZOOM durante a Assembleia Online

Basicamente, o administrador da reunião precisa ter o programa instalado para acessar as principais funções, como colocar membros no mudo e acessar a guia de compartilhamento de tela.

As vantagens do Zoom para realizar as assembleias condominiais virtuais não param por aí. Assim sendo, enfatizamos a ação de gravar as conferências em vídeos ou áudios que podem ser armazenados na nuvem da plataforma ou obtidos em arquivos MP4, que podem ser reproduzidos em qualquer player.

Sob o mesmo ponto de vista, dizemos: com o Zoom, ainda é possível integrar calendários, marcar reuniões, definir lembretes e muito mais. 

Que tal aderir o uso da rede na sua rotina de condomínio? Esses aplicativos, sem dúvidas, conseguem até mesmo aumentar a participação dos condôminos, visto que eles poderão acessar de qualquer hora e lugar.

Passo-a-passo para utilizar o Zoom em uma assembleia virtual

Abaixo, preparamos um passo-a-passo de como baixar e começar a utilizar o Zoom nas suas assembleias online. Confira!

  1. Visite a loja online de aplicativos do seu sistema de celular (Play Store ou App Store
Para realização de assembleia online em condomínio com google play
Realizar assembleia em condomínio online em sistemas ios

2. Busque pelo aplicativo Zoom e faça o download. 

Assembleia Virtual: Síndico saiba tudo sobre este novo modelo
Assembleia Virtual: Síndico saiba tudo sobre este novo modelo

Abrindo o aplicativo ZOOM para Assembleia Online

3. Abra o aplicativo Zoom na tela inicial do seu celular.

4. Registre-se por alguma rede vinculada ao Zoom ou crie sua conta utilizando o e-mail.

Assembleia Virtual: Síndico saiba tudo sobre este novo modelo

5. Você receberá um e-mail para verificar sua conta. Toque sobre o link “Ativar Conta” e crie uma senha. Feito isso, pressione “Continuar”.

Tela inicial do app ZOOM para realizar a assembleia online em condomínios

  1. Na tela inicial do app do Zoom, faça login na sua conta. Em seguida, toque em “Adicionar Contatos” e escolha se deseja pesquisar por e-mail ou número de telefone. Insira o endereço ou número e pressione “Adicionar”.

2. Na guia “Contatos” você consegue acessar sua agenda. Toque no contato que deseja conversar e vá em “Bate-papo”. Você pode enviar mensagens de texto, compartilhar fotos e arquivos tocando em “+”, enviar emojis, figurinhas e GIFs no ícone da carinha e áudios. Toque sobre os botões no canto superior direito da tela para iniciar uma chamada de voz ou vídeo.

3. Para fazer uma videoconferência de assembleia online com mais pessoas no Zoom é só clicar em “Nova Reunião”. Em seguida, selecione se você quer ativar o vídeo e usar o seu ID pessoal. Feito isso, pressione “Iniciar uma Reunião”

Assembleia Virtual: Síndico saiba tudo sobre este novo modelo

Realizando as chamadas dentro do Zoom

  1. Na chamada, pressione “Participantes” e vá em “Convidar” para acrescentar todas as pessoas que participarão da assembleia online no Zoom. Utilize os botões no canto superior esquerdo para silenciar os contatos ou alternar entre as câmeras frontal e traseira do celular.
Assembleia Virtual: Síndico saiba tudo sobre este novo modelo
Assembleia Virtual: Síndico saiba tudo sobre este novo modelo

2. Ao convidar contatos, você terá a opção de informar sobre a reunião utilizando e-mail, mensagem, convidando contatos já adicionados (da sua agenda) e copiando a URL. Neste último, você poderá colar o link da transmissão em conversas e grupos de WhatsApp da assembleia (caso tenha), por exemplo. Dessa forma as pessoas serão redirecionadas automaticamente para a sala da reunião.

3. No canto inferior esquerdo é possível ativar ou desativar o som e o vídeo do seu celular. Posteriormente, em “Compartilhar”, você poderá enviar fotos, documentos, arquivos do Dropbox, do Google Drive, do OneDrive, compartilhar a tela do seu celular e mais.

4. Pressione “Encerrar”, no canto superior direito, para finalizar a transmissão de assembleia online no Zoom. Você pode sair da reunião e deixar que ela continue com os outros participantes ou encerrá-la totalmente.

O que achou do aplicativo Zoom? Agora, com certeza suas assembleias virtuais de condomínio serão otimizadas, com decisões sendo tomadas no ambiente digital e podendo ser realizadas mesmo à distância. 

Não se esqueça de oferecer ajuda aos moradores que tiverem dificuldades e incentive a participação de todos para uma assembleia mais produtiva.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre Assembleia Virtual, não deixe de baixar o nosso e-book gratuito GUIA PRÁTICO DE ASSEMBLEIAS VIRTUAIS, clicando no link abaixo.

Aposto que você sempre se perguntou como realizar assembleia online no Zoom e tenho certeza que muita gente achava que seria muito difícil de fazer, ou até mesmo de se acostumar com essa nova modalidade de assembleia nos condomínios.

Mas, agora, o que estamos vendo e ouvindo de muitos é que essa tecnologia foi super bem recebida por parte de todos, inclusive dos condôminos, que agora mais do que nunca podem participar mais ativamente das assembleias do condomínio.

Se você ficou com alguma questão não resolvida sobre as assembleias virtuais, você pode acessar nosso outro post onde detalhamos tudo o que você precisa saber sobre esse modelo de assembleia, mas se sua dúvida for sobre os aspectos da legislação e legalidade das assembleias virtuais, recomendo esta outra leitura.

Você tem dúvidas sobre portaria remota ou virtual? Também escrevemos um post super bacana que irá quebrar todos os mitos e tirar todas as suas dúvidas sobre Portaria Remota, Portaria Virtual, Portaria Digital, acesse e tire suas principais dúvidas sobre portaria remota

E não se esqueça que nós, da MinhaPortaria.Com, podemos auxiliar suas assembleias virtuais sendo seu coordenador digital (controller). Para mais informações, entre em contato conosco ou nos mande um whats! É só clicar no ícone do aplicativo no canto direito da página.

Gostou desse artigo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário