Área de lazer do condomínio: o que deve ter e quais seus benefícios?

No artigo de hoje, nós compilamos quais são as áreas de lazer de um condomínio e quais benefícios elas trazem para os moradores. Confira!

piscina no condomínio

Você chega em casa do trabalho e decide ir na academia. Para fazer isso, só precisa ir até a sala esportiva do seu condomínio.

O verão chegou e você quer aproveitar com sua família. Para fazer isso, só precisa ir até a piscina do prédio, não precisa se deslocar até o clube.

Você quer comemorar seu aniversário. Para fazer isso, só precisa reservar o salão de festas do seu prédio e chamar seus convidados.

Como você pode perceber, as áreas de lazer de um condomínio proporcionam muito mais do que “lazer”; elas trazem facilidade, comodidade, praticidade para todos os moradores.

Hoje, o tema do nosso artigo é justamente sobre quais comodidades devem compor uma área de lazer do condomínio e qual o benefício delas. Confira!

Quais são as áreas de lazer de um condomínio?

Um condomínio pode ser totalmente completo em ofertas de lazer aos moradores ou, então, contar com algumas opções.

Abaixo, você pode conferir as características de cada uma delas.

Salão de festas

O salão de festas é uma opção que une a comemoração de eventos com a segurança do morador, em um mesmo lugar: dentro do condomínio.

Considerado um dos espaços de lazer mais tradicionais dentro de um prédio, os salões de festa estão cada vez mais amplos e equipados para tornar o evento dos condôminos ainda melhor.

Hoje, já é possível encontrar espaços com televisores, equipamentos de som, cozinhas completas, churrasqueiras, decorações, mesas, cadeiras, tudo no mesmo local.

Como deu para perceber, ter um salão de festas no seu condomínio traz uma série de benefícios ao morador:

  • economia com o valor de locação de espaços e decorações
  • economia de tempo (pois o local está próximo e acessível a você)
  • economia de combustível (pois você não precisa se locomover)
  • e, claro, maior segurança para todos os envolvidos.

Com todas vantagens nessa área de lazer, certamente os prédios que a possuem se tornam mais atrativos aos olhos dos compradores interessados.

Piscina e sauna

A piscina e a sauna são opções de lazer que podem já vir incluídas no condomínio ou, então, os moradores podem se unir para construir uma, quando há espaço disponível, por conta dos inúmeros benefícios que elas podem trazer.

A piscina é um espaço que, durante as estações de mais calor, os condôminos podem se reunir, curtir o ambiente fresco, pegar um sol e interagir. Isso tudo sem precisar enfrentar o trânsito para ir até um clube ou até a casa de algum conhecido.

piscina do condomínio

Além disso, na piscina do condomínio as crianças estão sob vigilância constante dos pais e de outros moradores, os quais, possivelmente, já se conhecem e tem uma relação de amizade entre si. Assim, todos podem curtir á vontade o ambiente, sabendo que estão em segurança.

Com relação à sauna, esse espaço de lazer se popularizou de uns anos para cá, principalmente por conta dos inúmeros benefícios que ela pode trazer, tais como melhorias no sono e na circulação sanguínea, prevenção da flacidez da pele e melhoria na saúde do coração.

E, claro, os moradores podem ter isso a apenas alguns minutinhos de distância.

Academia

Outra área de lazer que caiu no gosto dos moradores, nos últimos anos, é a academia.

Ter aparelhos de ginástica e musculação em seu próprio prédio é algo que, certamente, facilita a vida das pessoas, uma vez que não precisam mais sair do seu próprio lar para se exercitar e realizar atividades físicas.

Não existe mais aquela desculpa de que “demora demais para chegar até a academia”, pois ela só está alguns andares de distância de você!

Além disso, você não precisa pagar mensalidade para utilizar o espaço – e isso pode lhe dar um bom ganho no orçamento familiar.

Mas, é claro, se você não tem conhecimento nos aparelhos e nas atividades que pretende realizar, você pode contratar um educar físico para te acompanhar e preparar os treinos para você.

Como deu para perceber, o local fica à disposição para o uso dos moradores, o que pode facilitar um melhor convívio entre eles.

Uma boa academia irá contar com diferentes aparelhos, tais como bicicletas, esteiras, halteres (pesos) e anilhas, bancos de apoio, caneleiras, colchonetes, entre outros.

Quiosques e espaços gourmet

Esses espaços são utilizados para reuniões mais intimistas entre família e amigos.

Eles podem ser localizados em um espaço externo no condomínio ou, ainda, existirem em cada bloco de apartamentos, a depender da estrutura do empreendimento.

quiosques em condomínio

O espaço gourmet, por sua vez, também pode existir dentro dos próprios apartamentos, nos casos em que possuem uma ampla sacada/varanda, suficiente para acomodar uma churrasqueira, mesas e cadeiras.

Ter um espaço dentro de casa com certeza facilita a vida dos moradores e deixa o evento com mais privacidade.

Parquinho ou playground

Não só para as crianças, mas os parquinhos em condomínios também são um ponto bastante atrativo para os pais.

Além de levar divertimento e descontração para os pequenos, os pais passam a ter mais tranquilidade em saber que seus filhos estão brincando em um local seguro e protegido.

Ter um playground como área de lazer no condomínio é garantia de que as crianças terão distração a qualquer hora do dia. E mais: sem precisar sair do próprio lar para ver seu filho se divertindo.

playground condomínio

Esse espaço de lazer também permite que as crianças interajam e criem vínculos de amizade com os demais moradores do prédio, deixando o clima ainda mais amigável no condomínio.

Por isso, se o condomínio deseja ser atrativo para as famílias que estão em busca de um lar, certamente devem contar com um playground em seu rol de áreas de lazer.

Quadra de esportes

As quadras de esporte também são uma opção relevante para quem gosta de se exercitar e praticar atividades físicas – principalmente para quem não é muito fã de academia.

Normalmente, as quadras dos condomínios são poliesportivas e medem entre 16m por 27m. cada esporte terá sua cor para determinar as medidas e linhas.

quadra poliesportiva no condomínio

Além dos esportes para os quais ela foi designada, as quadras também podem ser utilizadas para aulas coletivas de dança, treinos funcionais e outras modalidades orientadas por profissionais, trazendo maior interação entre os moradores.

Destacamos, também, a possibilidade de utilizar o espaço das quadras para outras finalidades, como, por exemplo, quando um condômino deseja fazer uma festa e não possui espaço suficiente, ou, ainda, quando os moradores se organizam para fazer uma festa junina.

Independente da forma que for utilizada, esse espaço de lazer tem muito a agregar na qualidade de vida de todos que moram no condomínio.

Espaço pet

Animais de estimação fazem parte de várias famílias brasileiras e, nos últimos anos, essa estatística só cresceu.

Diante disso, os condomínios se viram diante de uma necessidade de criar um espaço para esses pets, afinal, muitos dos moradores ficam fora o dia todo para trabalhar e não tem com quem deixar o animalzinho.

O espaço pet é projetado para que os moradores possam passear com seus cães e gatos a qualquer momento, deixando-os livres para brincar e fazer as necessidades.

Normalmente, esses lugares são feitos com grama (real ou sintética), espaço para passeio, jardins e, em prédios mais sofisticados, contam com brinquedos e acessórios para divertimento dos pets.

Certamente, ter uma área de lazer destinada aos pets faz toda a diferença – para o bichinho e para o morador.

Salão de jogos

A sala de jogos é um espaço de lazer que tem se tornado cada vez mais comum nos condomínios, pois é uma ótima opção de entretenimento e diversão dos moradores de todas as faixas etárias.

Normalmente, a organização dessa área envolve uma mesa para jogos de cartas, uma mesa de sinuca e outra de pebolim.

O ponto principal da sala de jogos é que os condôminos podem levar convidados e visitantes para o local, para se divertir em mais pessoas, independente da idade.

Quais os benefícios de ter uma área de lazer?

Um condomínio com uma área de lazer completa não influencia somente na qualidade de vida dos moradores, mas também em vários outros fatores, tais como segurança e valorização do imóvel.

Diante disso, trouxemos, abaixo, os principais benefícios que as áreas de lazer podem trazer aos condôminos.

Segurança

Esse benefício está em primeiro em nossa lista.

Isto porque, com áreas de lazer no condomínio, os moradores sabem que estão frequentando um local seguro, com pessoas conhecidas e sem a possibilidade de sofrer qualquer ameaça ou ação criminosa ali dentro.

Os pais podem deixar seus filhos frequentar a sala de jogos ou a piscina com os demais coleguinhas do prédio, pois sabem que estarão em um ambiente monitorado; além de, claro, poder revezar os cuidados das crianças com os outros pais.

Definitivamente, combinar segurança com espaços de lazer é uma ótima opção para quem mora em condomínio.

Praticidade

Acabaram-se as horas perdidas no trânsito para chegar até o clube ou academia.

Com essas áreas de lazer no prédio, os moradores têm muito mais facilidade no seu dia a dia.

Em poucos minutos, eles podem chegar na piscina, na academia ou sala de ginástica, ou até mesmo nos outros cômodos.

A praticidade e a comodidade de ter áreas de lazer tão próximo de si, e à qualquer hora, são mais dois benefícios que esses espaços trazem aos condomínios.

Valorização do imóvel

Com tantas opções de lazer sem sair de casa, é inevitável que o condomínio seja mais valorizado.

As pessoas certamente se interessam por locais que possuem tantas áreas de lazer, ainda mais aquelas mais comuns, como piscina, academia e salão de festas/quiosques.

Com isso, as unidades imobiliárias também ficam mais atrativas e valorizadas, pois realmente se tornam um objeto de desejo para aqueles que estão em busca de um novo lar.

Economia

Com as áreas de lazer tão próximas de si, os moradores, além da praticidade, também recebem outra grande vantagem: a economia de gastos e de tempo.

Como mencionado anteriormente, não há mais necessidade de passar horas no trânsito para desfrutar uma piscina ou uma academia.

Da mesma forma, não há mais necessidade de pagar mensalidade para desfrutar de tais atividades, pois elas já estarão dissolvidas no valor do condomínio.

Além disso, não há necessidade de pagar para utilizar as áreas de lazer do prédio. No máximo, o que será necessário fazer é reservar um horário para uso, que é o que aconteceu principalmente durante a pandemia do Coronavírus.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as áreas de lazer dos condomínios e seus benefícios, não deixe de conferir nosso post com soluções inovadoras para redução de custos nos prédios.

E, se ficou alguma dúvida, entre em contato conosco através do ícone do Whatsapp no canto da página!

Gostou desse artigo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário