Os perigos dos carros utilizando adesivos de aplicativos

Adesivo da Uber e da 99táxis.
uber e 99 ao acesso de condomínios e a portaria remota

O tema de hoje envolve os carros de com adesivos de aplicativo e a tecnologia da Portaria Remota em Condomínio.

Atualmente, estamos vendo alguns carros utilizando os adesivos dos aplicativos em seus veículos por conta de uma lei da cidade de São Paulo.

Esta lei se deu na tentativa de organizar e controlar este segmento da mobilidade urbana, que outrora foi objeto de muita polêmica.

Isso se relaciona com a segurança em condomínios porque, em alguns casos, moradores pedem para que os carros de aplicativo entrem em condomínios com portaria remota.

adesivo de motorista de aplicativos
adesivo de motorista de aplicativos

Porém, temos observado algumas reclamações, tanto dos motoristas quanto usuários, em especial por parte dos condomínios, pois não estão sabendo lidar com certas situações que o uso deste adesivo causa.

Como nosso objetivo não é entrar na questão do aplicativo, mas sim, falar sobre a questão de segurança, vamos discutir abaixo alguns cuidados que os condomínios devem ter e orientar suas portarias e moradores.

Reflexão sobre o uso dos adesivos de aplicativo

A instalação do aplicativo e o uso do adesivo no carro, sob o olhar do bandido, qualifica aquele veículo como um potencial objetivo de assalto, haja vista que o motorista passou por uma avaliação, um filtro, e foi qualificado para trabalhar e está exercendo atividade naquele automóvel.

Isso quer dizer que se exclui a possibilidade de haver um policial no volante ou alguém que tenha potencial para reagir à ação do criminoso.

Outro ponto é que o veículo, principalmente quando cheio de passageiros, vira um potencial de “Risco X Oportunidade” muito bom sob o olhar do criminoso, principalmente para roubo de celulares, notebooks e outros objetos de valor.

E nos condomínios com portaria remota?

Nas portarias remotas dos condomínios, muitos estão tendo que lidar agora com os carros de aplicativo que, uma vez “caracterizados” como transporte, poderão ter autorizações de moradores para adentrarem nos condomínios com portaria remota, para descarregar compras ou para maior conforto das pessoas.

Bom, claro que a maioria dos condomínios tem como norma a conferência e checagem da identificação dos ocupantes, mas, a partir desta matéria, que tem caráter informativo, os condomínios devem debater sobre e definir novas regras, inclusive com os prestadores de serviços.

Essa definição de normas a serem seguidas é importante para manter a segurança, pois, eventualmente, ocorrerá uma situação envolvendo motoristas de aplicativo e, uma vez não discutido o tema, a decisão ficará sob responsabilidade do porteiro ou da portaria remota de deixar ou não o veículo entrar.

O morador, por sua vez, não sabendo deste problema, poderá pedir ao motorista para entrar no condomínio, criando um conflito que muitas vezes desgasta o trabalho e a qualidade da portaria.

Sob um viés de segurança, todo veículo de aplicativo não deve entrar em nenhum condomínio, pois não sabemos ao certo o que esta liberação pode nos trazer e que tipo de informação sairá do âmbito do condomínio.

No caso de condomínios que usam a portaria remota da MinhaPortaria.com, o morador pode autorizar e notificar a portaria pelo app exclusivo, conforme apresentado nos vídeos aulas do canal empresa.

Clique aqui e veja o canal da MinhaPortaria.Com!

Portanto, senhores(as) síndicos(as) e gestores condominiais, discutam este assunto com seus moradores e conte com a Schimitd Serviços de Segurança patrimonial e a MinhaPortaria.Com para auxiliá-los em qualquer discussão sobre carros utilizando os adesivos dos aplicativos e moradores que pedem acesso dos mesmos aos condomínios.

Artigo escrito por Luiz Schimitd do Grupo Schimitd Serviços, Parceiros da MinhaPortaria.Com.

Para Download do artigo, clique no link abaixo:

Você tem alguma dúvida sobre o assunto? Então mande um whats para nós! É só clicar no ícone do aplicativo no canto direito da página.

Gostou desse artigo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário