No encerramento do Enacon, Leandro Karnal aborda o poder da mudança

Historiador falou sobre os riscos de permanecer na zona de conforto

O historiador Leandro Karnal encerrou as atividades do Enacon 2019 (Encontro Nacional das Administradoras de Condomínios) na tarde de 10/10. Com forte abordagem no poder da mudança, Karnal ponderou os principais obstáculos enfrentados pelas empresas e pelos seres humanos nos processos de transformação.

“O seu maior inimigo é seu cérebro. Ele é programado para ficar na zona de conforto. Já dizia Aristóteles que o hábito é uma segunda natureza”, pontuou. Exemplos desse imperativo no mundo corporativo, de acordo com o historiador, é a mentalidade de “por que mudar se está funcionando?” e o apelo saudosista de “no meu tempo era assim”.

Para ele, essa cultura não está em consonância com o espírito dos dias atuais, em que a tônica está na criatividade. “Diante disso, o passado não é um lugar seguro”, afirmou, tecendo uma relação com o mundo VICA (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade).

A grande razão para mudar, conforme Karnal, é o risco de o que dá certo hoje poder não funcionar amanhã. “A Varig foi a melhor companhia aérea do Cone Sul. As indústrias Matarazzo tiveram 365 fábricas. E a Kodak dominou o mercado mundial. Todas essas empresas, um dia, estiveram bem.”

Recorrendo a Charles Darwin, ele ressaltou que saber adaptar-se às circunstâncias é fundamental para sobrevivência nos mais diversos ambientes. “Os dinossauros foram fortíssimos. Os mamutes, também. Mas não conseguiram se adaptar a novas circunstâncias”, comparou.

Por fim, o palestrante também frisou a importância de se agir com ética nos negócios. “O homem ético tem mais liberdade. Desonestidade sempre dá mais trabalho”, afirmou. O processo de mudança e transformação, para ele, deve ser permeado por esse pensamento.

Uma exposição de produtos e serviços para o segmento condominial completou a programação do Enacon 2019, que contou com o patrocínio de Bradesco, Atlas Schindler, Intelbras, Comgas, Souza Lima, Vila Velha, Superlógica, Vivo, Empresta Capital, Graber, Group Software, Haganá, Jupiter, Limpidus, Techem, Aster, Pormade e Minha Portaria. Apoio institucional da Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo), entre outras instituições representativas do setor imobiliário.

Gostou desse artigo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

RECEBA NOSSAS NEWSLETTER

Um periódico quinzenal com depoimentos e todas as novidades da Portaria Remota.

Bitnami